“É preciso fazer uma reflexão.” Transformando-se a oração r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2022 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar |
Q1963647 Português

Atenção: a questão deve ser respondida a partir do Texto I.



Texto I


“É preciso fazer uma reflexão. O turismo e os turistas que chegam a Florianópolis causam uma agonia. A invasão das praias mostra um retrato do Brasil popular, mas sem nenhuma delicadeza. Me sinto encurralado pelos hábitos de mal gosto de grande parcela dos turistas que acham que som alto à beira mar e lixo jogado em todo canto fazem parte do relax das férias. Não compreendo essa identidade do brasileiro do quanto mais bagunçado melhor. Tudo pode em nome da liberdade individual e do politicamente correto. E não bastasse o comportamento dos que chegam de fora, os locais acabam cooperando, liberando seus instintos, juntando-se à bagunça geral. E os preços então? Uma explosão numérica sem limites. Mas enfim, deve ser essa a tão sonhada identidade brasileira.”

(PRATA, Anselmo. Turismo em Santa Catarina – Vale a pena? Disponível em https://www.ronaud.com/sociedade/turismo-em-santa-catarina/)


“É preciso fazer uma reflexão.”
Transformando-se a oração reduzida “fazer uma reflexão” por uma oração desenvolvida adequada, a forma correta seria 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As orações reduzidas têm as seguintes características: verbos na forma nominal e ausência de conjunções e pronomes relativos. As orações desenvolvidas possuem verbos flexionados e são introduzidas por conjunção ou pronome relativo. 
Para transformar uma oração desenvolvida em reduzida, devemos passar o verbo flexionado para uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e retirar o pronome relativo ou a conjunção.

Para transformar uma oração reduzida em desenvolvida, devemos fazer o processo inverso. Analisando as alternativas:

A) Incorreta “É preciso que se fizesse uma reflexão."

A conjugação "fizesse" está no pretérito imperfeito do subjuntivo, portanto seu uso provoca erro quanto à correlação verbal. Isso porque a oração principal expressa ideia de presente ("É preciso").

B) Incorreta “É preciso que fosse feita uma reflexão."

A locução "fosse feita" está na forma passiva (voz passiva analítica) do pretérito imperfeito do subjuntivo. Para acompanhar a ideia de presente expressa pela oração principal, o verbo "fazer" precisa flexionar-se no presente do subjuntivo.

C) Incorreta “É preciso refletir."

A oração não está na forma desenvolvida. O verbo "refletir" é uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, que funciona como sujeito de "É preciso".

D) Incorreta -  “É preciso ser feita uma reflexão."

A oração não está na forma desenvolvida. O segmento "ser feita uma reflexão" é uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, que funciona como sujeito de "É preciso". A oração original somente foi reescrita na forma passiva (voz passiva analítica - "ser feita").

E) Correta É preciso que se faça uma reflexão. 

Como a oração principal ("É preciso") está no presente do indicativo, o verbo "fazer" também precisa expressar ideia de presente. Assim, vamos flexioná-lo no presente do subjuntivo e inserir a conjunção integrante "que". 

Gabarito: E.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E

“É preciso que se faça uma reflexão.

Letra E

“É preciso que se faça uma reflexão.”

Responder

Se é fazer… então é PRECISO QUE SE FAÇA

É preciso que(isso)...

Gabarito: E

“É preciso que se faça uma reflexão.”

Orações Desenvolvidas é a forma que apresenta o C.S.I (Conjunção Subordinativa Integrante), quando na oração tem a presença da Conjunção Integrante, essa é a forma desenvolvida da oração. ( C.S.I ==> QUE; SE)

A C.S.I ela introduz toda oração subordinada.

#PMMINAS - OBA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo