Analise o segmento de texto a seguir. “Os japoneses estão i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2022 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar |
Q1963662 Português
Atenção: a questão deve ser respondida a partir do Texto III.


Texto III

Má educação dos turistas em templos e bares irrita japoneses

  “Os japoneses estão irritados com o comportamento de turistas que visitam templos, fontes sagradas e até mesmo lojas em Tóquio. A falta de educação dos visitantes, que sobem em telhados, levam sua própria comida para locais que vendem alimentos e usam qualquer coisa como cinzeiro tira do sério quem vive no local.

    O templo de Nanzoin em Sasaguri, Fukuoka, deixou claro, em cartazes feitos em nada menos que 12 idiomas, para nãojaponeses ficarem longe, após uma série de advertências verbais aos turistas. Alguns dos visitantes tocaram música alta, mergulharam em uma cachoeira sagrada e um subiu no telhado para tirar melhores fotos.

    No Izakaya Bar, em Kyoto, o dono perdeu a paciência ao ver os turistas trazendo comida para consumir em suas mesas, usando os pratos como cinzeiros e sacudindo suas cinzas de cigarro no chão. A solução foi fingir que está lotado quando vê grupos com mais de cinco turistas se aproximando.

    Em 2016, uma mulher invadiu uma área proibida no Parque Ueno, em Tóquio, enquanto outras foram vistas no Parque do Castelo de Osaka, arrancando flores para colocar nos cabelos. Em 2018, o Japão recebeu 31,2 milhões de visitantes estrangeiros.”

(https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Viagem/noticia/2019/03/ma-educacaodos-turistas-em-templos-e-bares-irrita-japoneses.html. Acesso em 03/08/2022.) 
Analise o segmento de texto a seguir.
“Os japoneses estão irritados com o comportamento de turistas que visitam templos, fontes sagradas e até mesmo lojas em Tóquio. A falta de educação dos visitantes, que sobem em telhados, levam sua própria comida para locais que vendem alimentos e usam qualquer coisa como cinzeiro tira do sério quem vive no local.”
Assinale a opção em que a preposição destacada é uma exigência de um termo anterior.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão exigiu conhecimento sobre regência. Vejamos:

Vamos entender então o que a banca diz sobre a preposição ser exigência do termo anterior.

Quando a preposição for exigência do termo anterior, quer dizer que pertença ou a um complemento nominal ou a um complemento verbal indireto (objeto indireto).

Para isso, é mister saber diferenciar o complemento nominal do adjunto adnominal preposicionado, porque esses termos são mais fáceis de serem confundidos.

  • Adjunto adnominal→ termo preposicionado pela preposição "de" → acompanha substantivo concreto ou abstrato→ termo que indica posse. Ex: A água da chuva. (Percebam que a chuva tem ideia de ter a posse da água)
  • Complemento nominal→ termo preposicionado por qualquer preposição→ termo que completa substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio→ termo que indica passividade. Ex: Ele tem orgulho da filha. (Percebam que a filha está sendo agente que alguém tem orgulho.)
Obs: No complemento nominal, quem exige a preposição é o termo anterior, e não o que está sendo preposicionado.

Mais uma vez vou dizer, vamos buscar nas alternativas ou um complemento nominal ou um complemento verbal indireto (objeto indireto).

“Os japoneses estão irritados com o comportamento de turistas que visitam templos, fontes sagradas e até mesmo lojas em Tóquio. A falta de educação dos visitantes, que sobem em telhados, levam sua própria comida para locais que vendem alimentos e usam qualquer coisa como cinzeiro tira do sério quem vive no local."

Assinale a opção em que a preposição destacada é uma exigência de um termo anterior.

A) Correta.

“Os japoneses estão irritados com o comportamento de turistas"

Quem se sente irritado, sente-se irritado com alguma coisa ou com alguém. Ou seja, aqui o adjetivo “irritado" exige a preposição “com" para dar início ao complemento nominal. 

B) Incorreta.

“o comportamento de turistas"

O sentido aqui é de posse, pois o comportamento pertence aos turistas. Ou seja, adjunto adnominal. No adjunto adnominal, a preposição é exigência do termo posterior.

C) Incorreta

“até mesmo lojas em Tóquioeta."

A preposição aqui é para indicar localidade. Encabeça um adjunto adverbial de lugar. No adjunto adverbial, a preposição é exigência do termo posterior.


D) Incorreta.

“A falta de educação dos visitantes".

O sentido aqui é de posse, pois a educação pertence aos visitantes. Ou seja, adjunto adnominal. No adjunto adnominal, a preposição  é exigência do termo posterior.

E) Incorreta.

 "levam sua própria comida para locais."
Segundo Dicionário de regência verbal de Celso Pedro Luft, base de muitos gramáticos, o verbo "levar" é considerado bitransitivo, pois quem leva, leva algo para algum lugar. Contudo, ainda existem pensamentos diversos quanto ao assunto. A banca considerou que a preposição "para" inicia um adjunto adverbial que indica localização. 

Gabarito: A

Referência bibliográfica: LUFT Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Verbal. São Paulo: Ática, 2008.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quem se irrita, se irrita COM alguma coisa

Letra A

Para banca FGV -

Exigência de termo anterior: complemento nominal ,objeto indireto

Sem exigência de termos anteriores: adjunto adnominal,adjunto adverbial

A

com.- CN

B

de.ADJ ADN

C

em.- ADJ ADV

D

dos.-ADJ ADN

E

para.-ADJ ADV

So olhar se o complemento poderia variar (alem do proposto)

19 ACERTOS DE 20.

Obrigado professor Alexandre Soares.

14/01/23

você acertou e conseguiu atingir o 1% da sua provação

RUMO A PMMG 2023

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

| provérbios 16: 3 |

INSTAGRAM: @lucascleislley

“Um dia você será reconhecido em público por aquilo que fez durante anos sozinho”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo