A partir da eleição pelo Colégio Eleitoral do Presidente Tan...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fernando Collor de Mello (1990-1992)
No ato de sua posse, o presidente Fernando Collor de Mello implementou um plano econômico drástico que resultou no confisco de cerca de 80% do dinheiro em circulação no país, afetando poupanças, contas correntes e investimentos acima de um valor estipulado.
Durante a campanha eleitoral, Collor se apresentou como um político inovador, com um discurso focado em eliminar os privilégios de funcionários públicos com altos salários, conhecidos como "marajás".
Em seu mandato, ocorreu a substituição da moeda nacional: o cruzeiro foi reintroduzido em lugar do cruzado, em 16 de março de 1990.
Itamar Franco (1992-1994)
Itamar Franco assumiu a presidência após o processo de impeachment de Collor. Durante seu governo, foi aprovado o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).
Com Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazenda, seu governo foi responsável pela implementação do Plano Real, que entrou em vigor em 1º de julho de 1994, estabilizando a economia brasileira.
Erro Comum: O Plano Real foi uma iniciativa do governo de Itamar Franco, não de Fernando Henrique Cardoso como presidente.
Erro Comum: A campanha contra os "marajás" foi uma bandeira de Collor, e não de Fernando Henrique Cardoso.
José Sarney
José Sarney tornou-se presidente interino do Brasil em 15 de março de 1985. Após o falecimento de Tancredo Neves em 21 de abril de 1985, Sarney assumiu oficialmente o cargo de presidente da República.
Gabarito: A resposta correta é a alternativa A, que associa corretamente a ação de confisco de cerca de 80% do dinheiro que circulava no país ao presidente Fernando Collor de Mello no dia de sua posse.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Fernando Collor de Mello (1990-1992)
No dia de sua posse , Fernando Collor de Mello confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país.
O plano econômico de combate à inflação confiscou poupanças, contas correntes e outras aplicações financeiras a partir de determinado valor.
Na campanha eleitoral, expunha uma imagem de político renovador, preocupado em caçar “marajás”.
Em seu governo restabeleceu-se o cruzeiro como moeda nacional, extinguindo-se o cruzado (16.03.1990).
b) Itamar Franco (1992-1994)
Assume após o impeachment de Collor.
Em seu governo é aprovado o IPMF.
Tinha como ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (que antes ocupava o Ministério das Relações Exteriores),
Em seu governo foi implementado o Plano Real, o qual passou a vigorar no País em 1º de julho de 1994.
c) Plano Real é do Governo Itamar Franco.
d) Quem caçava marajás era o Collor.
e) José Sarney
Em 15 de março de 1985, Sarney assumiu interinamente a presidência da República. Com a morte de Tancredo no dia 21 de abril de 1985, assumiu oficialmente o cargo.
a) GABARITO;
b) restabeleceu-se o cruzeiro no governo Collor;
c) o Plano Real foi anunciado no governo do presidente Itamar Franco;
d) Collor que se autodenominava "o caçador de marajás";
e) Itamar Franco assumiu após o impeachment de Collor.
A) GABARITO
B) No governo do Presidente Sarney, restabeleceu-se o cruzado como moeda nacional, extinguindo-se o cruzeiro.
C) Alguns meses após assumir a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso anunciou o Plano Real, o qual passou a vigorar no País em 1º de julho de 1994. ( O plano real, apesar de ter sido feito por FHC, foi anuciado no governo de Itamar)
D) Fernando Collor de Melo, na campanha eleitoral, expunha uma imagem de político renovador, preocupado em caçar “marajás”.
E) No dia 2 de outubro de 1992, o vice-presidente Itamar Franco assumiu, governando interinamente, até 29 de dezembro, quando o Congresso Nacional declarou vaga a presidência, por causa do de impeachment de Collor.
FéNaMissão!
VaiDáCerto!!!
NO DIA DE SUA POSSE.....????
eita
no dia de sua posse ??? tabrincadira 02??? kkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo