Analise atentamente a seguinte estrutura: (...) “Ela nunca ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: CBM-AC Prova: IBFC - 2022 - CBM-AC - Aluno Soldado Combatente |
Q2068988 Português
A Lição da Borboleta

    Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir além.
    O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu pequeno corpo estava murcho e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
    Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço da borboleta para passar através da pequena abertura eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta fosse para as asas, de modo que ela estaria pronta para voar, uma vez que estivesse livre do casulo.
   Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se vivêssemos sem quaisquer obstáculos, não seriamos tão fortes e nunca poderiamos voar... Que a vida seja um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.

Adaptado de “A Lição da Borboleta” – Autor desconhecido.

Utilize o texto acima para responder a questão.
Analise atentamente a seguinte estrutura: (...) “Ela nunca foi capaz de voar” (...). Efetue a análise sintática da estrutura mencionada e assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimentos sintáticos e interpretação textual.


A) CORRETA. “Ela” de fato é o sujeito da oração e, ao analisar semanticamente o contexto da frase anterior, é possível identificar que o pronome está substituindo o termo “borboleta”.


B) INCORRETA. “Foi” de fato é o verbo da estrutura, entretanto, representa a conujgação do verbo “ser” no pretérito perfeito do indicativo, e não no pretérito mais que perfeito (no qual seria “fora”).


C) INCORRETA. “Capaz de voar” está dentro do predicado, entretanto, representa o predicativo do sujeito, ou seja, aponta uma qualidade do sujeito de modo a completar o sentido de um verbo de ligação. Os verbos de ligação são aqueles que não indicam ação, mas sim qualidade, sendo os principais: ser, estar, parecer, permanecer, continuar e ficar.


D) INCORRETA. “De voar” é o complemento nominal de “capaz”. Complementos nominais são termos que têm como função complementar o sentido de nomes, sendo introduzidos por preposição e sendo essenciais para o sentido da frase.


Gabarito: Letra A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB : A

ELA= SUJEITO

CAPAZ DE VOAR NUNCA= PREDICADO

DE VOAR = COMPLEMENTO NOMINAL.

FOI (VERBO SER) = VERBO DE LIGAÇÃO

GABARITO LETRA A

GABARITO - A

Análise 1 - Ela (sujeito) / nunca foi capaz de voar (predicado nominal).

Análise 2 - nunca (adjunto adverbial) / foi (verbo de ligação) / capaz de voar (predicativo do sujeito).

*Verbo ir conjugado na terceira pessoa do singular no passado mais-que-perfeito seria fora.

Pretérito Mais-que-perfeito eu fora tu foras ele fora nós fôramos vós fôreis eles foram

ELA nunca foi capaz de voar. Quem nunca foi capaz de voar? A borboleta - sujeito da oração.

GABARITO A

"SEGUIMOS!"

PMMG2023

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo