Concreto armado é um material de construção que resulta da u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q708630 Engenharia Civil

Concreto armado é um material de construção que resulta da união do concreto simples com barras de aço, envolvidas por esse concreto, de forma a trabalharem solidariamente aos esforços solicitantes. A NBR 6118:2003 estabelece alguns critérios mínimos para o dimensionamento de estruturas em concreto armado.


Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento.

( ) Quando houver um adequado controle de qualidade e rígidos limites de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, sendo a exigência de controle rigoroso obrigatoriamente explicitada nos desenhos de projeto, permite-se, então, a redução dos cobrimentos nominais prescritos em 10 mm.

( ) Para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento, tais como pisos de elevado desempenho, pisos cerâmicos, pisos asfálticos e outros tantos, pode-se empregar um cobrimento nominal ≤ 15 mm.

( ) Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal de, no mínimo, 45 mm.

( ) Atendidas as condições estabelecidas na norma, a durabilidade das estruturas é altamente dependente das características, da espessura e da qualidade do concreto e do cobrimento da armadura.  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar

em 20% a espessura nominal do cobrimento, ou seja: dmáx ≤ 1,2 cnom.

Quando houver um adequado controle de qualidade e rígidos limites de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução pode ser adotado o valor Δc = 5 mm, mas a exigência de controle rigoroso deve ser explicitada nos desenhos de projeto. Permite-se, então, a redução dos cobrimentos nominais prescritos na tabela 7.2 em 5 mm.

Para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cerâmicos, pisos asfálticos e outros tantos, as exigências desta tabela podem ser substituídas por 7.4.7.5, respeitado um cobrimento nominal ≥ 15 mm.

Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de

esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter

cobrimento nominal ≥ 45 mm.

Atendidas as demais condições estabelecidas nesta seção, a durabilidade das estruturas é altamente dependente das características do concreto e da espessura e qualidade do concreto do cobrimento da armadura.

Atualizando para nova NBR 6118:  

Nas superfícies expostas a ambientes agressivos, como reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, devem ser atendidos os cobrimentos da classe de agressividade IV. (No caso de vigas e pilares, para classe IV, o cobrimento é 50mm)

No trecho dos pilares em contato com o solo junto aos elementos de fundação, a armadura deve ter cobrimento nominal ≥ 45 mm.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo