Observe as figuras a seguir. Uma região do espaço...
Observe as figuras a seguir.
Uma região do espaço, submetida a um campo magnético uniforme B, está separada em dois compartimentos por uma parede de material não magnético, de espessura desprezível, conforme mostram as figuras acima.
No instante t1 uma carga elétrica é lançada com velocidade V1 perpendicular a B e paralela à parede, na posição indicada na figura 1. No instante t2, a carga atinge uma fenda na parede e passa para o compartimento 2, com velocidade v2, perpendicular à parede. Nesse instante, o campo magnético é substituído por um campo elétrico uniforme E, também perpendicular à parede, mostrado na figura 2.
Decorrido um intervalo de tempo, a carga se choca com um
anteparo no instante t3. O anteparo é paralelo à parede
separadora, distante 5cm dela, e tem permissividade
dielétrica relativa igual a 1. Sendo assim, pode-se afirmar
que o tempo total de percurso da partícula (t3-t1) , em
segundos, é igual a :
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para essa questão eu pensei no comportamento da carga dentro do campo magnético. Quando a carga é lançada perpendicularmente com velocidade v1 no campo magnético, ela descreve um movimento circular uniforme formando um ângulo de 90º (pi/2), no instante t2 a mesma carga é lançada de forma perpendicular, de novo formando um ângulo de 90º (pi/2), mas a partir desse ponto o campo magnético é substituído por um campo elétrico uniforme, descrevendo um movimento retilíneo uniforme, ou seja não temos força magnética f= q*v*b sen0=0. Então a distância percorrida da carga será (5cm-2cm-2cm) = 1, exatamente a trajetória total da carga percorrida pelo campo. A carga terá distância total de 1+(pi/4). Se alguém tiver uma explicação melhor, coloca aqui pra ajudar os colegas =)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo