No trecho retirado do Texto I: “Afinal, quem foi melhor: Pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2509753 Português
TEXTO I


Duelo de gigantes - Pelé x Maradona
Pelé x Maradona

        (...)


        O camisa 10 recebe a bola no meio do campo. Jogadores do time adversário o cercam e tentam pará-lo de qualquer maneira. O primeiro marcador se aproxima e vê a bola passar por debaixo das pernas. Vem o segundo e também leva no meio das canetas. Aparece mais um para dar o bote e, olé!, também passa batido. Não, essa não é a descrição do célebre lance que fez a fama do argentino Diego Maradona. Na partida contra a Inglaterra, pela Copa do Mundo de 1986, no México, ele driblou quatro jogadores, deixou o goleiro no chão e mandou a bola para o fundo das redes, marcando aquele que é considerado, por muitos, o gol mais bonito de todos os tempos.

       Mas o camisa 10 de que estamos falando é o homem que transformou esse número em sinônimo de arte e genialidade no futebol: Pelé.

       Enquanto o golaço de Maradona foi visto e revisto em todo o mundo, ao vivo e em cores, pouca gente testemunhou um lance parecido de Pelé durante um amistoso do Santos nos anos 60. O craque argentino explodiu numa época em que a televisão já chegava a todos os rincões do planeta. Já o brasileiro conseguiu se tornar uma lenda viva, praticamente só com a ajuda das ondas do rádio. Agora, algumas de suas jogadas mais espetaculares foram resgatadas pelo filme Pelé Eterno, que estreou em junho. Segundo o próprio Pelé, o filme, dirigido por Aníbal Massaini, vai acabar, de uma vez por todas, com uma questão que vem dividindo os fãs de futebol nas últimas duas décadas. Afinal, quem foi melhor: Pelé ou Maradona?

        (...)


GUILHERME, Paulo. Disponível em: https://super.abril.com.br/sociedade/duelo-de-gigantes-pele-x-maradona/. Acesso em 10 de abril de 2023.
No trecho retirado do Texto I: “Afinal, quem foi melhor: Pelé ou Maradona?”, a palavra destacada é classificada morfologicamente como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão de morfologia proposta, que busca classificar a palavra "afinal" no trecho: Afinal, quem foi melhor: Pelé ou Maradona?

A alternativa correta é a E - Advérbio.

Tema Central da Questão:

A questão foca na classificação morfológica das palavras, especificamente identificando a função de "afinal" na frase. Para resolvê-la, é preciso entender as funções das palavras na oração e suas classificações como advérbios, adjetivos, pronomes, entre outros.

Justificativa da Alternativa Correta (E - Advérbio):

No contexto, "afinal" funciona como um advérbio de ênfase ou conclusão, introduzindo a pergunta retórica e reforçando a busca de uma solução final sobre a questão discutida — quem foi melhor, Pelé ou Maradona.

Por que as demais alternativas estão incorretas:

A - Adjunto Adverbial: Apesar de parecer possível, "afinal" não é um adjunto adverbial, pois não modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio na frase.

B - Adjunto Adnominal: "Afinal" não qualifica um substantivo, que é a função de um adjunto adnominal.

C - Adjetivo: Adjetivos qualificam substantivos, o que não é o papel de "afinal" no contexto dado.

D - Pronome: Pronomes substituem ou acompanham substantivos, o que não é o caso de "afinal".

Assim, "afinal" é corretamente classificado como advérbio, porque reforça a pergunta e atua como elemento de conclusão no texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Advérbio

Afinal é advérbio e tem o significado de enfim, finalmente. Ex.: "O divórcio, afinal, acabou sendo a melhor solução para aquele casal".

Afinal = "advérbio de conclusão"

Morfologicamente -> Advérbio

Sintaticamente -> Adjunto adverbial

COM CERTEZA o Rei Pelé foi melhor!

--------

Rumo à Polícia Militar de Minas Gerais.

O primeiro bizu era entender que se trata das classes (morfologia),assim eliminaria duas alternativas.

Após isso,adjetivo não é possível...Sobraria duas para gerar uma ''dúvida''...

Tente usar o sufixo ''mente''(finalmente) tem sentido...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo