O Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECM...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D
"Rio Solimões é um curso d’água que banha parte do estado do Amazonas, na região Norte do Brasil.
Tem 1.700 quilômetros de extensão, maioria dos quais são propícios para a navegação.
Apresenta águas com coloração de areia e temperatura elevada quando comparado ao rio Negro. Além disso, sua velocidade é maior.
Encontra-se com o rio Negro próximo a Manaus (AM), formando o fenômeno que ficou conhecido como o Encontro das Águas.
A confluência de ambos os rios dá origem ao rio Amazonas.
Forma uma das maiores bacias hidrográficas do mundo junto do rio Amazonas.
É importante para a economia e o turismo locais, além de garantir o abastecimento de cidades e a subsistência de comunidades tradicionais."
FONTE: brasilescola.uol.com.br
Gab: D
A) Xingu: O rio Xingu é outro importante rio da Amazônia, mas não se encontra no local onde o CECMA atua. O encontro das águas que forma o Amazonas ocorre mais ao norte, na região de Manaus.
B) Paraná: O rio Paraná está localizado em uma região mais ao sul do Brasil, longe da Amazônia. Ele não faz parte da bacia hidrográfica amazônica.
C) Tapajós: O Tapajós é um afluente do rio Amazonas, ou seja, ele "deságua" no Amazonas. O encontro que forma o Amazonas é entre os rios Solimões e Negro.
D) Amazonas: o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) opera em uma região de extrema importância para o Brasil, a Amazônia. Uma das suas áreas de atuação é o encontro das águas dos rios Solimões e Negro. É justamente nesse ponto, na cidade de Manaus, que esses dois grandes rios se encontram e dão origem ao rio Amazonas.
E) Tocantins: O Tocantins é outro importante rio brasileiro, mas ele também está localizado em uma região diferente da Amazônia, mais ao leste.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo