No final do século XIX, ocorreram a Conjuração Mineira e a C...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2509777 História
No final do século XIX, ocorreram a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana. Ainda que deflagradas em regiões diferentes do Brasil e tivessem aspectos conflitantes, como a questão da escravidão, estas rebeliões coloniais possuíam muitos pontos em comum e foram importantes na construção dos pilares que sustentariam o movimento de 1822. Dentre as propostas que convergiam, destaca-se a (o):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Na verdade, ambos os movimentos se baseavam em ideias iluministas e de liberdade, especialmente a Conjuração Baiana, que defendia a abolição da escravidão e a igualdade entre os homens. A Conjuração Mineira, embora não se posicionasse abertamente pela abolição da escravidão, também não visava recriar a servidão do ponto de vista colonial.


B) Incorreta – O apoio à imigração europeia não fazia parte das demandas ou ideais desses movimentos. A Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana tinham o foco na libertação da metrópole e na promoção de liberdades, sem incluir propostas relativas à imigração, tema que viria a ganhar importância no Brasil somente décadas depois, no período imperial.


C) Correta – Ambas as conjurações, a Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), expressaram um forte desejo de independência em relação à dominação portuguesa. Esses movimentos buscavam a libertação do domínio metropolitano, inspirando-se nas ideias iluministas e na independência dos Estados Unidos. Esse anseio pela liberdade foi um ponto central e comum entre as rebeliões coloniais, que plantaram as sementes para o movimento de independência que culminaria em 1822.


D) Incorreta – Ambos os movimentos buscavam justamente o contrário: a independência e o rompimento com o Império português. O desejo era afastar-se do domínio de Portugal, não fortalecer o império.


E) Incorreta – Tanto a Inconfidência Mineira quanto a Conjuração Baiana defendiam a emancipação das regiões em que ocorreram (Minas Gerais e Bahia, respectivamente) em relação ao domínio português. Não há qualquer relação entre esses movimentos e a região do Grão-Pará, tampouco propostas de divisão territorial da colônia nesse sentido.


Gabarito – Letra C


Referência:


CALAZANS, DR ANTÔNIA TERRA. "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMPARAÇÃO ENTRE AS INCONFIDÊNCIAS MINEIRA E BAIANA."


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) rompimento da dominação da metrópole na colônia.

Tanto a Conjuração Mineira quanto a Conjuração Baiana tinham como objetivo central a independência da colônia portuguesa na América, buscando o rompimento do domínio da metrópole (Portugal) sobre a colônia. Essa era uma proposta convergente entre os dois movimentos, apesar de outros aspectos conflitantes, como a questão da escravidão.

GABARITO: C

Ambos os movimentos tiveram influência ideológica iluminista.

Ambos os movimentos eram separatistas, ou seja, eram a favor do rompimento do Pacto Colonial e foram fundamentais para Proclamação da República que tornou o Brasil independente de Portugal

Converge = separatista

Diverge = abolição

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo