Feminina, 42 anos, admitida no pronto-socorro com história d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1826384 Medicina
Feminina, 42 anos, admitida no pronto-socorro com história de febre não aferida e confusão mental de início há 3 dias. Enquanto aguardava para ser atendida, apresentou um episódio de crise convulsiva generalizada. Ao exame neurológico, apresentava confusão mental, agitação psicomotora e rigidez de nuca. O exame de neuroimagem encontra-se abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Exame de líquor mostrou pressão de abertura de 22 mmH20, celularidade de 25 com predomínio de linfócitos, proteinorraquia de 15 mg/dL e glicorraquia de 50 mg/dL. De acordo com este quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O caso apresentado é de uma paciente com febre, confusão mental, crise convulsiva, rigidez de nuca e alterações no exame de líquor. Diante desses achados, o diagnóstico mais provável é de encefalite por herpes vírus 1, como indicado na alternativa C, sendo o tratamento indicado o uso de aciclovir na dose de 10 mg/kg a cada 8 horas. É importante destacar que a encefalite herpética é uma emergência médica e o tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para evitar sequelas neurológicas e óbito. A opção A está incorreta, pois a trombose venosa cerebral apresenta um quadro clínico diferente e não é tratada com anticoagulação plena. A opção B também é incorreta, pois não há indicativo de acidente vascular cerebral isquêmico e, portanto, não está indicada a dupla antiagregação plaquetária. A opção D está incorreta, pois o ganciclovir é indicado para o tratamento de infecções pelo citomegalovírus. Já a opção E apresenta informações que não condizem com os resultados dos exames apresentados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo