A P .gingivalis é um exemplo de patógeno periodontal que po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q709612 Odontologia
A P .gingivalis é um exemplo de patógeno periodontal que possui uma gama de fatores de virulência que afetam as defesas imunes do hospedeiro. Sendo assim, assinale a opção que apresenta o fator de virulência que inibe a secreção de Interleucina 12 (IL-12) nos Macrófagos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Fímbrias.

Vamos analisar a questão para entendê-la melhor. O tema central é a relação entre o patógeno periodontal P. gingivalis e os fatores de virulência que ele utiliza para afetar as defesas imunes do hospedeiro, especificamente a inibição da secreção de Interleucina 12 (IL-12) nos macrófagos.

Para resolver essa questão, é necessário compreender o papel dos diferentes fatores de virulência associados ao P. gingivalis e como eles interagem com o sistema imunológico humano.

Justificativa da Alternativa Correta:

A opção D, Fímbrias, é a resposta correta porque as fímbrias do P. gingivalis são estruturas que desempenham um papel crucial na inibição da secreção de IL-12 pelos macrófagos. As fímbrias ajudam a bactéria a aderir às células hospedeiras e influenciam diretamente a resposta imune, afetando a secreção de citocinas como a IL-12.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Proteases (Gingipaínas): Embora as gingipaínas sejam enzimas proteolíticas importantes secretadas pelo P. gingivalis e contribuam para a sua virulência, elas não estão diretamente relacionadas à inibição da IL-12 nos macrófagos. Elas estão mais associadas à degradação de proteínas do hospedeiro e ao comprometimento da resposta imune de outras formas.

B - Ácidos graxos de cadeia longa: Esta opção não está relacionada com os fatores de virulência do P. gingivalis que interferem com a secreção de IL-12 nos macrófagos. Ácidos graxos de cadeia longa não são conhecidos por esse tipo de interação com o sistema imunológico.

C - Polissacarídeos de superfície celular: Apesar dos polissacarídeos poderem ter papel na evasão do sistema imune, eles não são os responsáveis pela inibição da IL-12 nos macrófagos no contexto da infecção por P. gingivalis.

E - Lipopolissacarídeos: Os lipopolissacarídeos (LPS) de bactérias gram-negativas como o P. gingivalis são conhecidos por ativar a resposta imune inata, mas não inibem a secreção de IL-12. Na verdade, eles podem estimular a produção de várias citocinas.

Compreender esses mecanismos é crucial em periodontia, pois o manejo das doenças periodontais depende do entendimento de como os patógenos afetam o sistema imunológico do hospedeiro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os LPS sao endotoxinas das bact gram - que provovam grande resposta inflamatorias.

As fímbrias dos P. Gingivallis inibem a secreção de IL-12

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo