De acordo com a produção teórica de Mônica Alencar, em arti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737532 Serviço Social
De acordo com a produção teórica de Mônica Alencar, em artigo integrante da obra "Política Social, Família e Juventude - uma questão de direitos", organizado por Mione A. Sales (2004), durante a década de 1990, com as profundas alterações sociais e econômicas pelas quais passou a sociedade brasileira, aprofundaram-se as desigualdades sociais, constituindo-se, sob novos parâmetros, a exclusão social. Nessa perspectiva, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda as profundas mudanças sociais e econômicas ocorridas na sociedade brasileira durante a década de 1990, especialmente no que se refere às políticas sociais e ao impacto dessas transformações na desigualdade e exclusão social.

Resumo teórico: Nos anos 1990, o Brasil passou por uma modernização conservadora, onde políticas neoliberais preconizavam o Estado mínimo. Isso resultou em cortes orçamentários das políticas públicas e uma mudança no papel do Estado em relação à assistência social e aos direitos trabalhistas. O termo "refilantropização" refere-se ao retorno das práticas assistenciais focadas na caridade, em vez de na garantia de direitos.

Alternativa correta: A alternativa C é incorreta. Ela afirma que houve uma ampliação da proteção social dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas, o que não condiz com os acontecimentos dos anos 1990. Na verdade, houve precarização das condições de trabalho e restrições nos direitos trabalhistas, em linha com as políticas de redução do papel do Estado.

Análise das alternativas incorretas:

A. O processo de modernização conservadora realmente relegou muitos à margem da sociedade, aumentando o empobrecimento e as precárias condições de vida e trabalho. Esta alternativa está correta em seu contexto histórico.

B. A ideia de Estado mínimo, com restrição de fundos para políticas públicas, foi uma característica marcante das reformas neoliberais dos anos 1990. Portanto, esta afirmação está correta.

D. A "refilantropização" da assistência social ocorreu conforme o Estado se desobrigava de garantir direitos sociais, alinhando-se ao contexto histórico da questão, o que torna esta alternativa verdadeira.

E. As discriminações e segmentações no mercado de trabalho brasileiro são um reflexo das desigualdades sociais e políticas excludentes, corretas no contexto apresentado.

Estratégia de interpretação: Ao identificar termos como "Estado mínimo" e "modernização conservadora", relacionar diretamente com as políticas de redução do papel do Estado e precarização de direitos ajuda a entender o contexto histórico da questão. Além disso, atentar-se a palavras como "ampliação" e "proteção" pode indicar pegadinhas relacionadas ao período mencionado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo