O fragmento abaixo é parte do segundo canto de “O Uraguai”, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete |
Q1901535 Literatura
O fragmento abaixo é parte do segundo canto de “O Uraguai”, poema épico de Basílio da Gama publicado em 1769. 

Eu, desarmado e só, buscar-te venho. Tanto espero de ti. E enquanto as armas Dão lugar à razão, senhor, vejamos Se se pode salvar a vida e o sangue De tantos desgraçados. Muito tempo Pode ainda tardar-nos o recurso Com o largo oceano de permeio, Em que os suspiros dos vexados povos Perdem o alento. O dilatar-se a entrega Está nas nossas mãos, até que um dia Informados os reis nos restituam A doce antiga paz. Se o rei de Espanha Ao teu rei quer dar terras com mão larga Que lhe dê Buenos Aires, e Correntes E outras, que tem por estes vastos climas; Porém não pode dar-lhes os nossos povos. 
(Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/uraguai.pdf.)

A respeito desse poema, considere as seguintes afirmativas:

1. Atendendo as regras de composição da epopeia clássica, Basílio da Gama inspirou-se num fato histórico acontecido séculos antes da escrita e narrou-o em versos metrificados e rimados.
2. Em vez de dar voz a um pastor, como é frequente na poesia do Arcadismo, o poeta deu voz a líderes militares portugueses e aos indígenas que habitavam a região dos Sete Povos das Missões.
3. Como elementos de nativismo, aparecem as personagens Cacambo, guerreiro capaz de argumentar sobre o direito dos povos indígenas à terra, e a feiticeira Tanajura, que representa o aspecto mítico da cultura desses povos.
4. Abalada pela morte de Cacambo e auxiliada por Tanajura, Lindoia tem um sonho no qual vê com detalhes a destruição dos Sete Povos das Missões, em consequência da expulsão dos jesuítas do Brasil.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: C - Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para compreender melhor o contexto do poema épico "O Uraguai" de Basílio da Gama:

Afirmativa 1: "Atendendo as regras de composição da epopeia clássica, Basílio da Gama inspirou-se num fato histórico acontecido séculos antes da escrita e narrou-o em versos metrificados e rimados."

Essa afirmativa é incorreta. Basílio da Gama de fato se inspirou em um evento histórico, mas ele não seguiu estritamente as regras da epopeia clássica, que geralmente trata de eventos muito anteriores no tempo. Além disso, "O Uraguai" é conhecido por não seguir a métrica e o esquema de rimas tradicionais dessa forma épica.

Afirmativa 2: "Em vez de dar voz a um pastor, como é frequente na poesia do Arcadismo, o poeta deu voz a líderes militares portugueses e aos indígenas que habitavam a região dos Sete Povos das Missões."

Esta afirmativa é correta. Basílio da Gama realmente se afastou do ideal bucólico tipicamente arcádico, ao dar voz a personagens históricas e indígenas, refletindo o contexto das batalhas pela terra na América do Sul.

Afirmativa 3: "Como elementos de nativismo, aparecem as personagens Cacambo, guerreiro capaz de argumentar sobre o direito dos povos indígenas à terra, e a feiticeira Tanajura, que representa o aspecto mítico da cultura desses povos."

Essa afirmativa é correta. Basílio da Gama incorpora elementos nativistas ao introduzir personagens como Cacambo, que defende os direitos dos indígenas, e Tanajura, que traz um aspecto mítico à narrativa.

Afirmativa 4: "Abalada pela morte de Cacambo e auxiliada por Tanajura, Lindoia tem um sonho no qual vê com detalhes a destruição dos Sete Povos das Missões, em consequência da expulsão dos jesuítas do Brasil."

Essa afirmativa é incorreta. Embora Lindoia seja uma personagem presente na obra, a descrição específica sobre ela ter um sonho com a destruição dos Sete Povos das Missões não está correta. Essa afirmativa confunde elementos do enredo.

Portanto, a análise correta nos leva à conclusão de que apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras, justificando a escolha da alternativa C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo