Considerando o Programa Nacional de Segurança do Paciente (...
| - Segurança do Paciente. ll - Dano.
lII - Incidente.
IV - Evento adverso.
V - Cultura de Segurança.
VI - Gestão de risco.
( ) comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
( ) incidente que resulta em dano ao paciente. ( ) evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. ( ) redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. ( ) configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização. ( ) aplicação sistêmica e continua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
Vamos entender cada conceito e como eles se relacionam com as definições apresentadas na questão:
1. Dano (II): Corresponde ao comprometimento da estrutura ou função do corpo, incluindo doenças, lesões, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção. Isso pode ser físico, social ou psicológico. Essa definição se encaixa com a primeira descrição apresentada.
2. Evento Adverso (IV): Refere-se a um incidente que resulta em dano ao paciente, ou seja, um acontecimento que efetivamente causou algum tipo de dano. Está em conformidade com a segunda descrição.
3. Incidente (III): É um evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Essa definição corresponde à terceira descrição.
4. Segurança do Paciente (I): Trata da redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Esta é a descrição que se alinha à quarta definição.
5. Cultura de Segurança (V): Está configurada a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização. Essa definição corresponde à quinta descrição.
6. Gestão de Risco (VI): Envolve a aplicação sistêmica e contínua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos. Essa é a descrição que se encaixa na sexta definição.
A alternativa A apresenta a sequência correta: (II) Dano, (IV) Evento Adverso, (III) Incidente, (I) Segurança do Paciente, (V) Cultura de Segurança, (VI) Gestão de Risco.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B: Começa com Dano (II) seguido por Incidente (III), mas em seguida coloca Evento Adverso (IV) e Cultura de Segurança (V) antes de Segurança do Paciente (I), o que está incorreto.
Alternativa C: Começa com Evento Adverso (IV), que não coincide com o primeiro conceito. A sequência está desordenada.
Alternativa D: Inicia com Dano (II) seguido por Incidente (III), mas coloca Gestão de Risco (VI) incorretamente na terceira posição.
Alternativa E: Começa com Segurança do Paciente (I), mas não há correspondência correta com as definições subsequentes.
Entender o Programa Nacional de Segurança do Paciente é crucial, pois ele estabelece diretrizes para garantir a segurança dos pacientes nas instituições de saúde, minimizando riscos e prevenindo acidentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
segurança do paciente= cuida para reduzir os danos causados ao paciente a um nível aceitável
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo