Segundo Hannah Arendt, "para os gregos, forçar alguém median...
(ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Celso Lafer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 36.)
Considerando a passagem acima e a obra de que foi extraída, segundo H. Arendt, para os gregos antigos:
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A alternativa correta é a E: "a comunidade doméstica (a família) e a comunidade política (a polis) eram entendidas como formas de associação fundamentalmente distintas."
Para compreender por que a alternativa E é a correta, devemos considerar a distinção feita por Hannah Arendt e os gregos antigos entre o espaço da vida privada e o da vida pública. A família representava um espaço de dominação e autoridade incontestável, enquanto a polis era o espaço da liberdade política, onde os cidadãos interagiam como iguais e através do diálogo e da persuasão.
Análise das alternativas:
A - "a família era considerada um tipo inferior de associação política." Esta alternativa está incorreta. Para os gregos, a família não era vista como uma associação política inferior, mas sim como uma esfera separada, com suas próprias regras e dinâmicas, distinta da vida política pública.
B - "não havia igualdade política, posto que havia dominação no âmbito familiar." A ideia de desigualdade no lar não reflete a natureza da polis grega, que se baseava na igualdade entre cidadãos. O âmbito familiar não interferia diretamente na noção de igualdade política da polis.
C - "as mulheres, apesar de dominadas no âmbito familiar, eram livres para participar da esfera pública." Esta alternativa está incorreta, pois, na Grécia Antiga, as mulheres geralmente não tinham acesso à participação na esfera pública, que era restrita aos cidadãos do sexo masculino.
D - "a comunidade política (a polis) deveria persuadir o chefe de família a abdicar de seus poderes despóticos." Essa afirmação é incorreta, pois a polis não tinha o papel de intervir nos assuntos familiares, e sim de se manter como um espaço distinto onde a persuasão e o diálogo eram centrais.
E - "a comunidade doméstica (a família) e a comunidade política (a polis) eram entendidas como formas de associação fundamentalmente distintas." Esta alternativa é a correta, pois reflete a visão dos gregos de que a vida privada e a vida pública eram separadas, cada uma com suas próprias características e funções.
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