Segundo o Ministério da Saúde (2012), são critérios para a i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875533 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde (2012), são critérios para a identificação de fatores de risco no recém-nascido (RN):  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e analisar as demais opções.

O tema principal da questão é a identificação de fatores de risco em recém-nascidos, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. É fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos a esses fatores para que possam realizar intervenções precoces e eficazes.

Alternativa B é a correta porque inclui fatores de risco bem reconhecidos: recém-nascido de mãe adolescente (menos de 16 anos), mãe analfabeta e histórico de morte de criança com menos de 5 anos na família. Esses são indicadores sociais e biológicos de risco que podem impactar negativamente a saúde e o desenvolvimento do recém-nascido.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: Embora mencione baixo peso ao nascer, o que é um fator de risco, o restante dos critérios não estão de acordo com as diretrizes, como o histórico de morte de criança com mais de 5 anos, que não é um critério relevante.

Alternativa C: O único componente relevante é a condição da mãe com deficiência ou distúrbios psiquiátricos, mas residentes fora de área de risco não é considerado um fator relevante no contexto brasileiro.

Alternativa D: Apresenta fatores como baixo peso e condições relacionadas à sífilis congênita, mas a inclusão de informações irrelevantes, como a mãe alfabetizada, torna a opção inadequada.

Alternativa E: Inclui mãe analfabeta e família sem renda, que são fatores de risco, mas o histórico de morte de criança com mais de 5 anos não se alinha com os critérios relevantes do Ministério da Saúde.

Essa questão exige que o candidato tenha conhecimento sobre as diretrizes de saúde pública e seja capaz de aplicar esses critérios para identificar corretamente os fatores de risco em recém-nascidos. Esse entendimento é crucial para a prática de enfermagem na saúde da criança e do adolescente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta critérios para a identificação de fatores de risco no recém-nascido (RN), segundo o Ministério da Saúde (2012). O item B é a resposta correta, pois os critérios apresentados são: RN de mãe adolescente (com menos de 16 anos de idade), RN de mãe analfabeta e história de morte de criança com menos de 5 anos de idade na família. Esses critérios são importantes para avaliar o risco de morbimortalidade neonatal e para orientar medidas preventivas e de intervenção precoce. É fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos a esses fatores de risco, para oferecer um cuidado adequado e reduzir as taxas de mortalidade infantil.

pq mãe analfabeta seria um critério de risco para o rn ?

Questão confusa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo