Durante a avaliação pré-operatória, a Sra. MSG realizou um ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - O exame está normal para a idade da paciente.
A questão aborda a interpretação de um exame ecocardiográfico em uma paciente idosa, a Sra. MSG, que sofreu uma queda e teve uma fratura do fêmur. O foco é avaliar se os achados do exame são normais ou indicam alguma patologia cardíaca significativa. Para resolver essa questão, é necessário entender sobre função cardíaca, bem como alterações comuns relacionadas à idade.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa D é correta porque, conforme descrito no caso, o ecocardiograma da Sra. MSG revela função cardíaca normal para sua idade. As funções sistólica dos ventrículos estão preservadas e a fração de ejeção é de 66%, o que é considerado normal. Embora haja calcificação na valva mitral e espessamento na valva aórtica, ambos apresentam insuficiência apenas de grau leve e com abertura preservada, o que é um achado comum em idosos e não indica insuficiência cardíaca.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - Há insuficiência cardíaca, compensada, com fração de ejeção preservada: Esta alternativa está incorreta porque a paciente não apresenta sinais de insuficiência cardíaca. A fração de ejeção está dentro do normal e não há menção a sintomas de insuficiência cardíaca.
- B - A fração de ejeção está superestimada devido à insuficiência mitral: A insuficiência mitral é leve e a abertura da valva está preservada. Não há indicação de que a fração de ejeção esteja superestimada devido a isso.
- C - Há insuficiência mitral, e a Sra. MSG tem uma insuficiência cardíaca classe funcional I: Apesar de haver insuficiência mitral leve, os resultados não apontam para insuficiência cardíaca. A classificação funcional da NYHA não é aplicável aqui, pois a paciente não demonstra sintomas de esforço.
- E - Há insuficiência aórtica, e a Sra. MSG deve ser considerada como sendo portadora de uma insuficiência cardíaca classe funcional I: Semelhante à alternativa C, embora haja insuficiência aórtica leve, não há sintomas ou disfunção na avaliação que indiquem insuficiência cardíaca.
Compreender as nuances e variações normais em exames de idosos é essencial. A prática de interpretar resultados no contexto clínico do paciente é uma habilidade chave em Geriatria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo