Sobre a anemia na pessoa idosa, informe verdadeiro (V) ou fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563220 Medicina
Sobre a anemia na pessoa idosa, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A anemia associa-se, na pessoa idosa, à redução da funcionalidade, comprometimento da cognição, quedas e maior morbidade e mortalidade.
( ) A anemia é mais prevalente nos idosos acima dos 80 anos e entre os que residem em instituições de longa permanência.
( ) Metade dos casos de anemia na pessoa idosa é de origem carencial, especialmente de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.
( ) As principais causas da anemia na doença renal crônica são a deficiência de ferro, inflamação crônica e desnutrição.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - (V); (V); (F); (F).

Vamos analisar cada uma das assertivas para entender por que esta é a alternativa correta:

1. Anemia e a pessoa idosa: A anemia está, de fato, associada à redução da funcionalidade, comprometimento da cognição, quedas e maior morbidade e mortalidade em idosos. A anemia pode afetar a capacidade de realizar atividades cotidianas e aumentar o risco de hospitalizações e mortalidade. Portanto, esta assertiva é verdadeira.

2. Prevalência da anemia em idosos: Anemia é mais prevalente em idosos acima dos 80 anos e entre aqueles que residem em instituições de longa permanência, devido a fatores como desnutrição e doenças crônicas. Assim, esta afirmativa é verdadeira.

3. Origem carencial da anemia: Metade dos casos de anemia em idosos não é de origem carencial. Embora deficiências de ferro, vitamina B12 e ácido fólico sejam comuns, a anemia em idosos é frequentemente multifatorial, incluindo causas inflamatórias e doenças crônicas. Por isso, esta assertiva é falsa.

4. Anemia na doença renal crônica: As principais causas de anemia nesta condição não são apenas deficiência de ferro, inflamação crônica e desnutrição. O déficit de eritropoietina, um hormônio produzido pelos rins, é um fator significativo. Assim, esta afirmativa também é falsa.

Compreender as particularidades da anemia na população idosa é crucial, pois essa condição tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. As estratégias de tratamento devem ser personalizadas, considerando a complexidade das causas subjacentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo