"As invasões holandesas que ocorreram no século XVII ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q267988 História
"As invasões holandesas que ocorreram no século XVII foram o maior conflito político-militar da Colônia. Embora concentradas no nordeste, elas não se resumiram a um simples episódio regional. Ao contrário, fizeram parte dp quadro das relações internacionais entre os países europeus, revelando a dimensão da luta pelo controle do açúcar e das fontes de suprimento de escravos.[ ...] O ataque a Pernambuco se iniciou em 1630, com a conquista de Olinda. A partir desse episódio, a guerra pode ser dividida em três períodos distintos.[ ...]
O segundo período,entre 1637 e 1644, caracteriza-se por relativa paz, relacionada com o governo do príncipe holandês Maurício de Nassau, que foi o responsável por uma série de importantes iniciativas políticas e realizações administrativas."(Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2004.p.84 e 85.)

São características do governo Maurício de Nassau, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

O comandante Maurício de Nassau, legítimo representante da companhia das Índias Ocidentas, foi o grande responsável pela consolidação das conquistas holandesas no Brasil.

Conseqüentemente, houve um aumento significativo da produção açucareira. Além disso, Nassau garantiu uma justiça mais igualitária, a liberdade de culto (os holandeses eram protestantes), e chegou a publicar normas protegen­do a alimentação dos escravos (obrigatoriedade de cultivo de 200 covas de mandioca para os escravos). Politica­mente, permitiu a participação dos senhores de terras no Conselho dos Escabinos, espécie de Câmara Municipal, dirigido por um membro da W.I.C. (Companhia das Índias Orientais), o esculteto. O Recife. foi modernizado e embelezado e uma série de realizações marcaram sua atuação no terreno cultural, como a criação do Observatório Astronômico e de uma biblioteca.

A política de Nassau, entretanto, entrou em choque como os interesses da W.I.C., que considerava a sua administração muito dispendiosa e personalista. Pressionado, o governador acabou por se demitir em 1643, retirando-se para a Holanda.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

Embora calvinista, Nassau implantou a liberdade religiosa, permitindo católicos e judeus professarem livremente suas crenças, o que fez surgir a primeira sinagoga da América Portuguesa. 

O governo de Maurício de nassau teve como uma de suas características principais a tolerância religiosa, era um homem da paz em relação a conflitos religiosos.

Feitos de Maurício de Nassau durante a sua administração:

1637-1644

➢ Desenvolvimento de melhor drenagem nos terrenos;

➢ Construção de diques, pontes e canais;

➢ Construção de espaços de lazer, como o jardim botânico e um zoológico;

➢ Inauguração do observatório astronômico e do museu natural;

➢ Propôs-se recuperar a economia local, procurando compradores para os engenhos locais;

➢ Ampliou o domínio holandês no Nordeste;

➢ Promoveu reformas estruturais em Recife;

➢ Manteve relação pacífica com os indígenas.

➢Manteve relações cordiais com a população por meio uma tolerância religiosa muito significativa. Por exemplo, embora fosse de origem calvinista, ele respeitou a liberdade de culto dos católicos e judeus.

.

.

Bora Buscar!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo