Paciente, feminina, 54 anos, previamente hígida, chega ao c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262933 Medicina
Paciente, feminina, 54 anos, previamente hígida, chega ao consultório com queixa ampla de sintomas sistêmicos inespecíficos. Ao exame físico, descorada 2+/4+, fígado palpável a 5 cm abaixo do rebordo costal direito (RCD), baço palpável a 17 cm abaixo do rebordo costal esquerdo (RCE). Exames laboratoriais mostraram:
Hb:10 g/dL, leucócitos: 6000/mm³ sem blastos circulantes, plaquetas 550000/mm³. Esfregaço do sangue periférico com anisocitose, poiquilocitose e presença de dacriócitos.
– Presença da mutação CALR. – BxMO: Hipercelular (70-80%), fibrose GII, com dismegacariopoiese acentuada. – Citogenética normal.
Assinale corretamente a alternativa que contém o diagnóstico provável nesse caso.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, "Mielofibrose". A Mielofibrose é uma doença crônica e rara das células tronco hematopoiéticas que se caracteriza pela substituição do tecido hematopoiético da medula óssea por tecido fibroso, o que leva a um aumento anormal e progressivo do baço (esplenomegalia) e do fígado (hepatomegalia), que tentam compensar a falha de produção de sangue na medula. Neste caso, o diagnóstico é sugerido pelos sintomas sistêmicos inespecíficos, anemia (Hb 10 g/dL), contagem de plaquetas elevada (550.000/mm³), presença de anisocitose, poiquilocitose e dacriócitos no esfregaço sanguíneo periférico, hipercelularidade da medula óssea com fibrose GII e dismegacariopoiese acentuada, bem como a detecção da mutação CALR, que é uma característica da Mielofibrose Primária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo