De acordo com o texto,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O trecho "com apenas pequenas distinções" demonstra que, essencialmente, os conceitos de Estado de Direito e Rule of law são correspondentes. Só que há algumas distinções. Dentre elas, há o fato de o Estado de Direito ter um aspecto formal e o rule of law ter também um aspecto substancial.
Alternativa A: embora os conceitos de Estado de direito e rule of law (domínio da lei) sejam essencialmente correspondentes, este possui ao menos uma dimensão a mais que aquele. (CORRETA).
Na tradição europeia continental existe o Estado de Direito. Na tradição anglo-saxônico, o equivalente ao Estado de Direito é chamado de rule of law (domínio da lei). Contudo, nesta tradição existe a dimensão formal e substancial, naquela apenas a formal.
Alternativa B: A restrição da liberdade daqueles que exercem os poderes públicos nos Estados que adotam o modelo do Estado de direito garante o respeito aos direitos individuais.
Pela interpretação do texto, percebe-se que o controle do poder estatal está ligada a dimensão formal. Os dispositivos que garantem os direitos individuais está ligada a dimensão substancial. No Estado de Direito só existe a dimensão formal. Logo, esse modelo não garante o respeito aos direitos individuais. Apenas a partir do Estado Constitucional, que surgiu com a inserção da dimensão substancial influenciada pela tradição anglo-saxônico ao Estado de Direito da tradição europeia continental, os direitos individuais passaram a ser garantidos.
Alternativa C: para que a justiça e a equidade sejam garantidas aos indivíduos basta que a lei seja corretamente aplicada. (ERRADA).
O texto está relacionado com a ideia de dimensão formal e dimensão substancial. A obediência a lei está ligado a dimensão formal. A justiça e a equidade (direitos fundamentais); a dimensão substancial. Lembre-se que apenas a dimensão formal não garante os direitos fundamentais. Por isso, o Estado de Direito foi substituído pelo Estado Constitucional. Este passou a adotar a dimensão formal e substancial. Ou seja, garante a aplicação da lei (dimensão formal) e os direitos fundamentais aos indivíduos (dimensão substancial).
Alternativa D: normas abstratas e gerais e, ao mesmo tempo, claras e públicas devem motivar e fundamentar os atos emanados dos órgãos estatais, de modo a possibilitar a aplicação do princípio da legalidade. (ERRADA).
Só consigo perceber o erro na expressão "ao mesmo tempo". O texto não afirma que deve ser "ao mesmo tempo".
Alternativa: o Estado constitucional, por embasar-se em princípios constitucionais, diferencia-se do rule of law (domínio da lei), modelo que não tem nenhuma relação com esses princípios. (ERRADA).
Contradição, a afirmação da alternativa é o oposto que está no texto. O Estado Constitucional surgiu por causa da inserção da dimensão substancial do rule of law pela tradição continental. Além disso, o texto não diz que o rule of law não tem relação com os princípios constitucionais. Porém, pode-se inferir o contrário disso, o rule of law, além da dimensão formal, também tinha a dimensão substancial. Ele não se limitava apenas ao controle do poder estatal, mas também garantia direitos indispensáveis aos indivíduos.Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo