Leia o texto a seguir. Espécie originária do Índo-Pacífico ...
Leia o texto a seguir. Espécie originária do Índo-Pacífico com status de invasora para o Brasil. Introduzida provavelmente através de água de lastro. Pode explorar habitats diversos, desde a zona entre-marés até 30 metros de profundidade. No Indo-Pacífico ocorre em habitats variados como recifes de coral, manguezais e costões rochosos. No Brasil tem sido registrada em baías e estuários, em substratos não-consolidados, embaixo de pedras, associados a colônias de briozoários e a algas. Apresenta pouca aceitação como recurso alimentar entre a comunidade ribeirinha, e nenhum valor para o comércio de frutos do mar. Espécie de reprodução e crescimento rápido. Provável impacto ecológico por competição por habitat e alimento, com potencial para reduzir e afetar populações de espécies nativas de interesse comercial (Callinectes spp).
O texto acima descreve qual espécie exótica?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Charybdis hellerii.
Essa questão aborda o tema de espécies exóticas invasoras, que são organismos que, introduzidos em um novo habitat, podem causar impactos negativos ao meio ambiente, economia ou saúde humana. No caso, estamos falando de uma espécie de caranguejo, o Charybdis hellerii, originário do Indo-Pacífico e introduzido no Brasil provavelmente através de água de lastro de navios.
Justificativa da Alternativa Correta: A descrição no texto reflete as características do Charybdis hellerii, que é conhecido por ser um invasor com capacidade de adaptação a diversos habitats, reprodução e crescimento rápidos. Estes fatores, juntamente com seu impacto ecológico por competição com espécies nativas, como o Callinectes spp., confirmam sua identificação.
Análise das Alternativas Incorretas:
- Branchiomma luctuosum - Esta é uma espécie de poliqueta (verme marinho) também considerada exótica, mas não se encaixa na descrição de caranguejo invasor.
- Megabalanus coccopoma - Trata-se de um craca (crustáceo fixo), não um caranguejo, tornando-a incompatível com a descrição.
- Tubastrea coccinea - Esta é uma espécie de coral, que apesar de ser invasora em algumas regiões, não atende à descrição de caranguejo.
- Perna perna - Essa é uma espécie de mexilhão, também não compatível com a descrição de um caranguejo invasor.
O conhecimento sobre espécies exóticas invasoras é fundamental para a conservação da biodiversidade, pois permite entender os riscos associados à introdução de espécies em novos ambientes e como isso pode afetar ecossistemas locais e a economia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo