A figura abaixo mostra uma face de um arranjo cúbico, mont...
A figura abaixo mostra uma face de um arranjo cúbico, montado com duas partes geometricamente iguais. A parte 1 é totalmente preenchida com um líquido de índice de refração n1 e a parte 2 é um bloco maciço de um material transparente com índice de refração n2.
Neste arranjo, um raio de luz monocromático, saindo do ponto P, chega ao ponto C sem sofrer desvio de sua direção inicial.
Retirando-se o líquido n1 e preenchendo-se completamente a parte 1 com um outro líquido de índice de refração n3, tem-se que o mesmo raio, saindo do ponto P, chega integralmente ao ponto D.
Considere que todos os meios sejam homogêneos, transparentes e isotrópicos, e que a interface entre eles forme um dióptro perfeitamente plano.
Nessas condições, é correto afirmar que o índice de refração
n3 pode ser igual a
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém explica?
(Neste arranjo, um raio de luz monocromático, saindo do ponto P, chega ao ponto C sem sofrer desvio de sua direção inicial.)
n1 = n2
(Retirando-se o líquido n1 e preenchendo-se completamente a parte 1 com um outro líquido de índice de refração n3, tem-se que o mesmo raio, saindo do ponto P, chega integralmente ao ponto D.)
refraçao total, formando angulo limite (90°)
n3 . seni = n2 . senr
n3 . V2/2 = n2 . 1
n3 . 1/V2 = n2
n3/V2 = n2
n3 = V2 . n2
n3 = 1,4 . n2
O indice minimo para n3 é 1,4, portanto:
n3 > 1,4
LETRA A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo