“Uma das bases modernas da medicina personalizada é a área d...
“Uma das bases modernas da medicina personalizada é a área de pesquisa conhecida como farmacogenética. Ela se baseia na premissa de que é possível buscar, no genoma do indivíduo, pistas de quais drogas podem ou não funcionar para determinadas doenças.
Os cientistas hoje se esforçam para destrinchar o que alterações em genes do complexo citocromo P450 (presente em células hepáticas e importante para a metabolização e eliminação de uma grande variedade de drogas) querem dizer para os tratamentos medicamentosos”.
(ALVES, Gabriel. Teste genético ajuda médico a indicar o melhor antidepressivo. Folha de São Paulo. São Paulo, 26 jun 2017. Equilíbrio e Saúde, s/p)
Testes farmacogenéticos têm recebido cada vez mais divulgação pela mídia e, consequentemente, apresentam ao psiquiatra novas questões sobre as quais refletir na prática clínica.
Considerando a farmacocinética dos antidepressivos Bupropiona e Venlafaxina, é correto afirmar que a sequência que apresenta, respectivamente, as enzimas do citocromo P450 responsáveis por sua metabolização, é