“O primeiro estudo de neuroimagem na esquizofrenia data de ...
“O primeiro estudo de neuroimagem na esquizofrenia data de 1927, quando Jakobi e Winkler realizaram um estudo pneumoencefalográfico em 19 pacientes esquizofrênicos (...) A partir de 1960, com o desenvolvimento da tomografia computadorizada, e posteriormente da ressonância magnética, foi possível realizar estudos mais detalhados, in vivo, do cérebro humano.”
(LOUZÃ NETO; ELKIS, 2007, p.245)
Com relação aos achados de tomografia computadorizada mais frequentes na esquizofrenia, é incorreto afirmar que há alargamento
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, que trata dos achados de neuroimagem na esquizofrenia, especificamente na tomografia computadorizada. A pergunta pede que identifiquemos qual alternativa apresenta um achado incorreto.
Alternativa Correta: B - do quarto ventrículo.
Na esquizofrenia, estudos de neuroimagem frequentemente mostram alargamento dos ventrículos laterais, bem como dos sulcos corticais e da fissura de Sylvius. Esses são achados comuns associados à doença.
A alternativa B está incorreta porque o alargamento do quarto ventrículo não é um achado típico nos pacientes com esquizofrenia. Os achados mais consistentes da literatura indicam alterações nas estruturas mencionadas nas outras opções.
Vamos explorar por que as outras alternativas estão corretas:
A - dos sulcos corticais: O alargamento dos sulcos corticais é frequentemente observado em pacientes com esquizofrenia, refletindo a perda de massa cinzenta cerebral.
C - da fissura de Sylvius: Assim como os sulcos corticais, a fissura de Sylvius pode apresentar alargamento devido a alterações estruturais no cérebro dos pacientes esquizofrênicos.
D - dos ventrículos laterais: Este é um dos achados de neuroimagem mais característicos e recorrentes na esquizofrenia, indicando aumento do volume ventricular.
Ao analisar questões como essa, é importante focar nos achados típicos de exames de imagem associados à condição estudada. Entender os padrões ajuda a eliminar alternativas incorretas com mais segurança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo