Considerando o estudo transvaginal da pelve, deve ser realiz...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o estudo transvaginal da pelve, que é um procedimento importante em exames de imagem na área de Radiologia, especialmente para a avaliação de órgãos pélvicos femininos.
Alternativa Correta: D - Todas as acima.
Vamos analisar cada alternativa para entender por que a alternativa D é a correta:
A - Sempre com a bexiga vazia.
O estudo transvaginal é, de fato, realizado com a bexiga vazia para permitir uma melhor visualização dos órgãos pélvicos sem a interferência de fluidos, que poderiam distorcer a imagem ou dificultar a obtenção de detalhes anatômicos precisos.
B - Com transdutor que tenha frequência entre 7 e 12 MHz, mas nos úteros miomatosos ou nas grandes massas anexiais, maiores frequências são mandatórias.
Os transdutores utilizados geralmente têm frequências entre 7 e 12 MHz, o que proporciona uma boa resolução de imagem. Em casos de úteros miomatosos ou massas anexiais grandes, pode ser necessário o uso de frequências ainda mais altas para obter detalhes mais específicos e visuais claros.
C - A paciente deve ter a bacia elevada por um travesseiro de espuma na região glútea, para facilitar a angulação do transdutor pelo examinador.
Esta técnica auxilia na angulação e posicionamento corretos do transdutor, permitindo que o examinador obtenha as melhores imagens possíveis para diagnóstico. O posicionamento da paciente é crucial para facilitar o procedimento e melhorar a qualidade das imagens obtidas.
Portanto, cada uma das alternativas A, B e C está correta em sua respectiva afirmação sobre os procedimentos e técnicas utilizadas no estudo transvaginal da pelve, justificando a seleção da alternativa D como a correta, já que todas as opções mencionadas são válidas e aplicáveis neste contexto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo