Segundo a Resolução RDC nº 37, de 06 de julho de 2009, são c...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é necessário compreender o que a Resolução RDC nº 37, de 06 de julho de 2009 define como literaturas oficiais em farmácia. A questão pede para identificar qual das opções listadas não é considerada uma literatura oficial segundo essa resolução.
Alternativa Correta: D - Farmacopeia Brasileira e Guia Prático da Farmácia Magistral.
Justificativa: A Farmacopeia Brasileira é, de fato, uma das principais literaturas oficiais usadas no Brasil. No entanto, o Guia Prático da Farmácia Magistral não é reconhecido como uma farmacopeia oficial pela Resolução RDC nº 37. A resolução se refere especificamente a documentos que padronizam substâncias e medicamentos de acordo com normas internacionais, enquanto o guia mencionado é mais um manual de orientação prática.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Farmacopeia Alemã e Farmacopeia Americana. Ambas são reconhecidas como literaturas oficiais. Elas estabelecem padrões rigorosos de qualidade para medicamentos e são amplamente utilizadas na prática farmacêutica.
Alternativa B: Farmacopeia Britânica e Farmacopeia Europeia. Essas farmacopeias também são consideradas oficiais e são frequentemente referenciadas nas regulamentações farmacêuticas devido à sua importância e abrangência.
Alternativa C: Farmacopeia Internacional e Farmacopeia Portuguesa. A Farmacopeia Internacional é publicada pela Organização Mundial da Saúde e tem reconhecimento global, enquanto a Farmacopeia Portuguesa é usada como referência em Portugal, sendo ambas consideradas literaturas oficiais.
Portanto, a alternativa D é a única que inclui uma obra não reconhecida como farmacopeia oficial, justificando por que ela é a resposta correta.
'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na resolução é tratado sobre a admissibilidade das farmacopeias estrangeiras na ausência na farmacopeia brasileira de monografia oficial de matéria prima, formas farmacêuticas, correlatos e métodos gerais. Guia pratico da farmácia magistral não faz parte dessa resolução.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo