Paciente com BHCG positivo, < 1000, clinicamente estável ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1646068 Medicina
Paciente com BHCG positivo, < 1000, clinicamente estável sem queixas, com USG não visualizado, gestação em intra-útero. A conduta a ser adotada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão fornecida, que envolve o manejo inicial de uma paciente com suspeita de gravidez, mas sem confirmação de localização intrauterina pelo ultrassom (USG). O tema central aqui é o diagnóstico precoce de gravidez e a avaliação clínica de gravidez ectópica.

Alternativa correta: A - repetir o BHCG em 48 horas

**Justificativa:** Quando o BhCG (Beta-HCG) está abaixo de 1000 e o ultrassom não mostra uma gravidez intrauterina, é importante repetir o teste de BhCG em 48 horas. O BhCG é um hormônio produzido durante a gravidez, e seu nível deve dobrar aproximadamente a cada 48 horas nos estágios iniciais de uma gravidez normal. Portanto, observar o padrão de aumento pode ajudar a diferenciar entre uma gravidez normal, uma gravidez ectópica e uma gravidez inviável. Nesta situação, como a paciente está clinicamente estável e sem queixas, a repetição do BhCG é uma abordagem segura e não invasiva para monitorar a situação.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

B - repetir USG em 48 horas: Repetir o ultrassom em 48 horas pode não ser tão informativo quanto o acompanhamento dos níveis de BhCG. O ultrassom é mais útil quando os níveis de BhCG estão mais altos (geralmente acima de 1500-2000) para garantir a visualização da gestação intrauterina. Com níveis de BhCG abaixo de 1000, a repetição do ultrassom provavelmente não trará novas informações.

C - laparoscopia: Esta é uma abordagem invasiva e só deve ser considerada quando há fortes suspeitas de gravidez ectópica ou se a paciente estiver instável. Como a paciente está estável e sem sintomas significativos, a laparoscopia seria um procedimento desnecessário e invasivo neste momento.

D - metrotexate: O uso do metrotexate é um tratamento para gravidez ectópica comprovada. Neste caso, ainda não há confirmação de que a gravidez não seja intrauterina, e a paciente está clinicamente estável. Iniciar o tratamento com metrotexate sem confirmação de gravidez ectópica seria prematuro e inadequado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão se refere a uma paciente com BHCG (hormônio da gravidez) positivo, porém com um valor menor que 1000, e que não apresenta sintomas ou queixas, além de ter uma gestação em intra-útero não visualizada no ultrassom. Nesse caso, a conduta a ser adotada é repetir o BHCG em 48 horas (alternativa A). Isso é feito para avaliar a progressão do valor do hormônio e verificar se a gravidez está evoluindo normalmente. Caso o valor do BHCG aumente, a gestação pode ser acompanhada com ultrassonografias subsequentes para verificar o seu desenvolvimento. Se o valor do BHCG diminuir, pode ser um sinal de aborto espontâneo em desenvolvimento e outras condutas serão necessárias. Por isso, a repetição do BHCG é uma conduta simples e indicada nesse caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo