Por muitos anos, o diagnóstico de diabetes foi dependente, u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2551774 Enfermagem
Por muitos anos, o diagnóstico de diabetes foi dependente, unicamente, da demonstração de hiperglicemia. Para tal, recursos laboratoriais como a glicemia de jejum e o teste oral de tolerância à glicose eram utilizados. Atualmente, dentre as possibilidades de exames para o diagnóstico de diabetes, tem-se também a hemoglobina glicada. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo.
I. Concentrações de glicose plasmática em jejum de 126 mg/dL ou superior, em mais de uma ocasião, são diagnósticos de diabetes melito.
II. O aparecimento de diabetes tipo 2, laboratorialmente, ocorre, pelo menos, de quatro a sete anos antes dos achados clínicos e, por essa razão, recomenda-se o rastreio dessa doença em pessoas assintomáticas, acima dos 45 anos, ou mais jovens em caso de aumento de risco por glicemia de jejum ou hemoglobina glicada a cada 3 anos.
III. Embora mais sensível do que determinação da glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose é pouco reprodutível e deve ser interpretado com cuidado. Além disso, ele não deve ser utilizado em pacientes hospitalizados, com doença aguda ou inativos.
IV. A hemoglobina glicada além de ser utilizada no diagnóstico de diabetes, também é utilizada no rastreio. Valores de 5,7 a 6,4% de hemoglobina glicada indicam indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes. Valores iguais ou maiores que 6,5% são utilizados para o diagnóstico.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas