Considerando as ideias do texto CB1A1-I, julgue o item que s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814761 Português
Texto CB1A1-I
   Tradicionalmente, as conquistas democráticas nas sociedades modernas estiveram associadas à organização de movimentos sociais que buscavam a expansão da cidadania. Foi assim durante as revoluções burguesas clássicas nos séculos XVII e XVIII. Também a organização dos trabalhadores industriais nos séculos XIX e XX foi responsável pela ampliação dos direitos civis e sociais nas democracias liberais do Ocidente. De igual maneira, as demandas dos chamados novos movimentos sociais, nos anos 70 e 80 do século XX, foram responsáveis pelo reconhecimento dos direitos das minorias sociais (grupos étnicos minoritários, mulheres, homossexuais) nas sociedades contemporâneas.
   Em todos esses casos, os espaços privilegiados das ações dos grupos organizados eram os Estados nacionais, espaços privilegiados de exercício da cidadania. Contudo, a expansão do conjunto de transformações socioculturais, tecnológicas e econômicas, conhecido como globalização, nas últimas décadas, tem limitado de forma significativa os poderes e a autonomia dos Estados (pelo menos os dos países periféricos), os quais se tornam reféns da lógica do mercado em uma época de extraordinária volatilidade dos capitais.
Manoel Carlos Mendonça Filho et al. Polícia, direitos humanos e educação para a cidadania. Internet:
<corteidh.or.cr> (com adaptações). 

Considerando as ideias do texto CB1A1-I, julgue o item que se segue.


Ao longo do texto, argumenta-se contra o fenômeno da globalização, o que fica mais evidente no último período do segundo parágrafo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. Ocorreu uma extrapolação, veja no trecho retirado do texto: Contudo, a expansão do conjunto de transformações socioculturais, tecnológicas e econômicas, conhecido como globalização, nas últimas décadas, tem limitado de forma significativa os poderes e a autonomia dos Estados (pelo menos os dos países periféricos), os quais se tornam reféns da lógica do mercado em uma época de extraordinária volatilidade dos capitais.

O texto só traz uma informação, não está se posicionando contra o fenômeno da globalização.

Trata-se de um texto expositivo informativo, em momento algum o autor defende algo, apenas faz menção à globalização.

A ideia central do texto não faz referêcia à globalização,mas à participão e surgimento de movimento sociais.

A ideia central do texto não faz referêcia à globalização,mas à participão e surgimento de movimento sociais.

globalização, nas últimas décadas, tem limitado de forma significativa os poderes e a autonomia dos Estados

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo