A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto ...

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Q1814772 Português
   A sociedade que não proporciona liberdade — direito do homem que reconhece a ele o poder de escolha nos diversos campos da vida social — aos seus membros, a rigor, não se justifica. A liberdade, ainda que não absoluta, é meta e essência da sociedade.
   São extremos: de um lado, a utópica sociedade perfeita, ou seja, essencialmente democrática, liberal e sem injustiças econômicas, educacionais, de saúde, culturais etc. Nela, a liberdade é absoluta. Do outro lado, a sociedade imperfeita, desigual, não democrática, injusta, repleta dos mais graves vícios econômicos, de educação, de saúde, culturais etc. Nesta, a liberdade é inexistente.
   Entre os extremos está a sociedade real, a de fato, a verdadeira ou efetiva, aquela na qual os problemas econômicos, educacionais, de saúde, culturais etc. existem em infinitos níveis intermediários.
   As três sociedades — perfeita, imperfeita e real — “existem”, cada qual com a sua estabilidade interna de convivência, de forma que os seus membros experimentam relações entre si com a liberdade possível. Quanto mais imperfeita é a sociedade, menos liberdade os indivíduos possuem e maior é a tendência de convivência impossível. Na outra ponta, quanto mais a sociedade está próxima da perfeição, mais próximos da liberdade absoluta estão os indivíduos. Há a convivência ótima.
   A sociedade real, por seu turno, pode ter maior ou menor segurança pública. Numa sociedade real, a maior segurança pública possível é aquela compatível com o equilíbrio dinâmico social, ou seja, adequada à convivência social estável. Não mais e não menos que isso. Logo, para se ter segurança pública, há que se buscar constantemente alcançar e preservar o equilíbrio na sociedade real pela permanente perseguição à ordem pública.

  D’Aquino Filocre. Revisita à ordem pública. In: Revista de Informação Legislativa, Brasília, out.–
dez./2009. Internet: <senado.leg.br> (com adaptações).

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item.


Segundo as ideias do texto, a liberdade deve subjazer à ideia de sociedade.

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Comentários

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Permanecer ou ser colocado abaixo de outra coisa: raízes que subjazem arvores; solo subjaz ao oceano.

[Figurado] Ficar subjacente, implícito, não manifesto; dissimular: sua fala subjaz um preconceito velado; suas intenções não subjazem com seu caráter.

Eu acredito que se trate do sentido figurado. Colocando a liberdade como base para a ideia de sociedade.

No texto:   A sociedade que não proporciona liberdade [...] aos seus membros, a rigor, não se justifica. A liberdade, ainda que não absoluta, é meta e essência da sociedade.

2 sentidos da palavra subjaz:

Não está manifesto:

1 está subjacente, está implícito, está subentendido.

Exemplo: Sua verdadeira intenção subjaz ao seu discurso ensaiado.

Antônimo: manifesta-se

Está debaixo:

2 está debaixo, está por baixo, jaz debaixo, jaz por baixo.

Exemplo: O abrigo subterrâneo subjaz ao chão da garagem.

O que é subjazer? Permanecer ou ser colocado abaixo de outra coisa: raízes que subjazem arvores; solo subjaz ao oceano. Fig. Ficar subjacente, implícito, não manifesto; dissimular: sua fala subjaz um preconceito...

Gab C

Você só vence amanhã se não desistir hoje.

Questão interessante, bom jogo de palavras no comando.

Questão ótima pra deixar em branco.

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