Analise as alternativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Cardiologista |
Q1319379 Medicina

Considere o fragmento abaixo para responder à questão 

Paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, apresentou perda súbita e transitória do nível de consciência enquanto jogava futebol (estava correndo no momento). Relata que sentiu palpitações com duração de poucos segundos (3 a 5 segundos) antes de perder a consciência. Nega demais sintomas. Os colegas do time afirmam que o paciente ficou desacordado por 30 segundos, retornando ao nível de consciência em bom estado geral e assintomático. Nega liberação esfincteriana. Paciente sem comorbidades conhecidas. Quando perguntado sobre morte súbita na família não soube responder. Exame físico normal. A seguir seguem cinco (5) diferentes eletrocardiogramas, nomeados como ECG 1, ECG 2, ECG 3, ECG 4 e ECG 5. Considere hipoteticamente o caso atual como referência para os 5 tipos de eletrocardiogramas apresentados abaixo

A seguir seguem possíveis diagnósticos para os eletrocardiogramas supracitados, correlacionando com a história do paciente:

A. Eletrocardiograma normal.

B. Síndrome de Brugada.

C. Síndrome do QT Longo congênito.

D. Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito.

E. Taquicardia sinusal.

Analise as alternativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quanto às orientações de tratamento para o diagnóstico do ECG 1, deve-se recomendar fortemente ao paciente para evitar a participação em esportes competitivos.

( ) Em relação aos fatores prognóstico para o caso do ECG 2, são fatores de pior prognóstico: pacientes com síncope, parada cardiorrespiratória prévia e história familiar de morte súbita.

( ) Considerando o ECG 3 como o do paciente citado no caso clínico, dado a ausência de alteração alarmantes nesse exame e a história clínica do paciente em questão, a melhor conduta seria alta com seguimento ambulatorial.

( ) Em relação ao tratamento do diagnóstico relacionado ao ECG 4, está indicado o uso de betabloqueadores (nadolol ou propranolol). Em pacientes com síncope em uso de betabloqueador, a indicação de cardiodesfibrilador implantável (CDI) deve ser fortemente considerada.

( ) Considerando o caso clínico e o ECG 5, um importante diagnóstico diferencial é o de tromboembolismo pulmonar (TEP).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

Alternativas