Considerando o fragmento de texto anterior e o pensamento de...
De fato, não só para agir, mas, mesmo quando não nos propomos nenhuma ação, a vista é, por assim dizer, o que preferimos a todo resto.
Aristóteles. Metafísica.
Para Aristóteles, o ser humano tem preferência pela visão porque ela é o sentido que o faz adquirir mais conhecimentos e que lhe mostra o maior número de diferenças.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo. Aristóteles tinha dessas idéias, basta ver algumas de suas citações. Acertei por dedução.
APMBB
Gabarito : Certo.
Gabarito : Certo.
Mas o que podemos dizer da relação visão-conhecimento? Para Aristóteles, diferente de alguns de seus predecessores, o conhecimento que alcançamos com nossa visão, é digno de credito. Isso faz Aristóteles ser visto como um empirista por alguns estudiosos, justamente por retornar ao método abandonado por Platão de observação da realidade sensível para se concluir, intuir algo. Sua filosofia, ou melhor, seus estudos, são marcados por experiências e observações relacionadas com o mundo, um exemplo disso é sua obra “História dos animais” contendo um registro de múltiplas e minuciosas observações, que vão desde o habitar natural de cada espécie, à divisão e as diferenças entre as partes dos corpos dos animais.
Além do seu exemplo pessoal, temos uma bela afirmação (na qual voltaremos) que inicia sua Metafísica que diz:
“Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente da sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da visão. Com efeito, não só em vista da ação, mas mesmo sem ter nenhuma intenção de agir, nós preferimos o ver, em certo sentido, a todas as outras sensações. E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimento do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre as coisas.” (Metafísica, A, 980ª – 25).
http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/aristoteles/wagner.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo