A cidade de Constantinopla foi a capital do Império Bizantin...
A cidade de Constantinopla foi a capital do Império Bizantino, ou Império Romano do Oriente. Esse império durou mais de mil anos até ser derrubado, em 1453. A respeito do Império Bizantino, julgue o item a seguir.
O comércio foi uma atividade pouco desenvolvida no
Império Bizantino.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, atualmente está região é a Turquia, o comércio ficou fraco no sistema feudal que tem como epicentro a França.
APMBB
ERRADO. O comércio foi uma atividade muito desenvolvida no Império Bizantino.
Com localização privilegiada (entre o Ocidente e o Oriente), a civilização bizantina desenvolvia um ativo comércio com as cidades vizinhas, além de possuir uma promissora produção agrícola, o que a tornava um centro rico e forte, em contraste com o restante do Império Romano, estagnado e em crise. Após a divisão do Império, Constantinopla passou a ser a capital da parte oriental, concretizando-se a completa autonomia do que restara do grande império latino. O Império Romano do Oriente, alicerçado num poder centralizado e despótico, caracterizou-se por um intenso desenvolvimento do comércio, por meio do qual foi possível obter recursos para resistir às invasões bárbaras. A produção agrícola desenvolvia-se em grandes extensões de terra, utilizando o trabalho de colonos livres e escravos, o que não ocorreu com a produção rural feudal do Ocidente.
A economia do Império Bizantino estava entre as mais avançadas da época, sendo que a própria Europa não conseguia corresponder à força econômica do Império até a sua queda, no fim da Idade Média.
Eixo central de uma vasta rede comercial, Constantinopla influenciou a Eurásia, o Norte da e até mesmo a Rota da Seda. O comércio foi um dos pontos mais fortes da economia do Império Bizantino, florescendo perante a decadente organização ocidental.
https://www.stoodi.com.br/blog/historia/imperio-bizantino/
Gabarito : Errado.
Era um comércio rico e forte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo