Acerca da administração pública e de suas funções, julgue o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937614 Direito Administrativo

Acerca da administração pública e de suas funções, julgue o item a seguir.

Em respeito ao princípio da publicidade, campanhas de órgãos públicos devem ser realizadas em caráter informativo, educativo ou de orientação social, não podendo nelas constar imagens que possam configurar promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos, sob pena de violação do princípio da impessoalidade.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige do candidato conhecimentos específicos sobre o princípio da publicidade.

Como destacado por José dos Santos Carvalho Filho, "os princípios são postulados fundamentais que inspiram o modo de agir da Administração Pública". Alguns destes princípios foram trazidos claramente pelo legislador constituinte, e são chamados de princípios expressos, alguns outros princípios são depreendidos da doutrina, da jurisprudência e de outras fontes, e acabam trazendo consigo uma grande aceitação como regras de proceder da Administração Pública. O autor chama esses princípios "não expressos" de "princípios reconhecidos".  A principal distinção, portanto, entre princípios expressos e reconhecidos é o fato de que os primeiros estão expressamente previstos na Constituição Federal. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 19)

São princípios expressos: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. (Para facilitar pode gravar a palavra L I M P E, que tem as iniciais dos cinco princípios expressos no caput do art. 37 da CF)

O princípio da publicidade indica que os atos da Administração Pública devem ter a mais ampla divulgação possível entre os administrados, e isso porque a publicidade proporciona a possibilidade de controle dos atos administrativos. Existem, portanto, algumas limitações e regras para aplicação deste princípio, buscando assim evitar abusos. Neste sentido, a própria Constituição Federal, no art. 37, §1º, dispõe algumas regras, que inclusive se aplicam ao enunciado da questão. 

Vejamos:  "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos". A principal finalidade do dispositivo legal é impedir a utilização de recursos públicos para a promoção de pessoal ou de instituições privadas de interesse particular.  Portanto, a afirmativa do enunciado está correta.

GABARITO: CORRETA

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. CORRETO.

 

Essas são as duas acepções (Publicidade e Impessoalidade) que são retiradas do §1º do Art. 37 - CF/88, segundo o qual:

 

"A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".

 

O art. 37, caput, da CF determina que, entre outros, aplicam−se à Administração Pública os princípios da impessoalidade e da moralidade. A impessoalidade subdivide−se em várias outras aplicações, como a finalidade pública, a isonomia e a vedação à promoção pessoal.

CERTO

CF/88, Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte

L = Princípio da Legalidade.

I = Princípio da Impessoalidade.

M = Princípio da Moralidade.

P = Princípio da Publicidade.

E = Princípio da Eficiência.

CF/88, Art. 37, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do inte­res­se público, impedindo discriminações e pri­vilégios indevidamente dispensados a parti­culares no exercício da função administrativa. Além do mais, possui outro aspecto importante, a atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, portanto, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado.

Gabarito: Certo

O art. 37, caput, da CF determina que, entre outros, aplicam-se à Administração Pública os princípios da impessoalidade e da moralidade. A impessoalidade subdivide-se em várias outras aplicações, como a finalidade pública, a isonomia e a vedação à promoção pessoal.

Nesse contexto o art. 37, § 1º,da CF, estabelece que “publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

Por conseguinte, o enunciado vai ao encontro do princípio da impessoalidade, estando correta a afirmação.

GABARITO: CORRETO.

Fonte: Prof. Herbert Almeida – Estratégia Concursos

O princípio da impessoalidade possui quatro vertentes. A primeira representa o princípio da finalidade (a atuação administrativa deve ter por objetivo o interesse público). A segunda, se traduz no princípio da isonomia (a Administração deve atender a todos os administrados sem discriminações, pois não se pode favorecer pessoas

ou se utilizar de perseguições indevidas.) Além disso, a impessoalidade determina a proibição de promoção pessoal, já que os agentes públicos atuam em nome do Estado. Por fim, este princípio é fundamento para o reconhecimento dos casos de impedimento e suspeição, com a finalidade de afastar dos processo administrativos e judiciais as autoridades que não poderão julgar com imparcialidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo