Ao fazer uso de “PS” para se referir a “pronto-socorro” (6º ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é importante compreender o tema central, que é a formação de palavras na Língua Portuguesa. Mais especificamente, a questão aborda o processo de formação de palavras através de siglas.
A alternativa correta é a E - siglas. Siglas são palavras formadas pelas iniciais de outras palavras, e são lidas como uma única unidade. No caso da questão, "PS" é uma sigla que representa "pronto-socorro".
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - palavras derivadas: Essas são palavras formadas a partir de uma raiz ou radical, com acréscimo de prefixos ou sufixos. Por exemplo, "feliz" e "felicidade". Não se aplica ao caso de "PS".
- B - palavras compostas: São formadas pela junção de duas ou mais palavras, como "guarda-chuva". Embora "pronto-socorro" seja uma palavra composta, "PS" não é, pois é uma sigla.
- C - palavras híbridas: São formadas por elementos de línguas diferentes, como "automóvel" (grego e latim). Esse conceito não se aplica a "PS".
- D - onomatopeias: São palavras que tentam reproduzir sons, como "tic-tac". "PS" não é uma onomatopeia, pois não representa nenhum som.
Compreender o processo de formação de palavras ajuda a interpretar e responder corretamente a questões sobre morfologia, uma parte fundamental da Língua Portuguesa nos concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
pra nao zerar
FOCO NO OBJETIVO!
Não pare!
GAB : E
Pmerj ☠️☠️
2023!
Avante!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo