Um transformador de 1kVA, 220/ 110V, 400Hz deve ser us...
Qual será a máxima tensão de saída no lado de baixa tensão quando este transformador estiver funcionando em 60Hz?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão copiada do livro do Kosow.
Da equação:
E1ef = 4,44 . f . N1. φmax
"É possível fazer alterações de frequência na operação de um transformador, mas somente com as correspondentes alterações de tensão. Se a frequência e a tensão são ambas reduzidas, a capacidade em kVA do transformador é correspondentemente reduzida. Da mesma forma se forem aumentadas. Em qualquer caso, a máxima densidade de fluxo permissível deve permanecer a mesma para que o transformador não se sobreaqueça".
Resolvendo a questão:
Para manter a mesma densidade de fluxo permissível na equação, ambas as tensões dos lados de alta e baixa devem alterar-se na mesma proporção da redução da frequência:
Ea = 220V x 60Hz/400Hz = 33 V
Eb = E1/a = Ea/2 = 33V/2 = 16,5 V
LETRA D
(a = relação de transformação, no caso 220V/110V= 2)
Apenas à título de complementação:
As perdas que acontecem no núcleo de um transformador por correntes de Foucault e Histerese são diretamente proporcionais ao nível da densidade de fluxo no núcleo. Se mantivermos a tensão aplicada V1 constante (V1~E1) e diminuirmos a frequência de operação, então o fluxo no núcleo aumentará (E = 4,44 . f . N. φmax ............... φmax=E / (4,44 . f . N)).
Com o aumento do fluxo φmax as perdas no núcleo aumentarão, sobreaquecendo o transformador.
É por esse motivo que a diminuição da frequência deve ser acompanhada pela diminuição da tensão para manter φmax constante.
Evidentemente, uma diminuição na tensão provoca diminuição na potência do transformador já que a corrente nominal não pode ser ultrapassada, devido à limitação dos cabos e isolações (Essencialmente P = V . I).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo