“O processo de industrialização da agricultura tem eliminado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q846062 Geografia

“O processo de industrialização da agricultura tem eliminado gradativamente a separação entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano, unificando-os dialeticamente. Isto quer dizer que campo e cidade, cidade e campo formam uma unidade contraditória.”

(Ariovaldo Umbelindo de Oliveira)

Analise as afirmativas abaixo a partir da leitura do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A exemplo disto, pode-se observar uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica (agricultura, pecuária e outros, em um; indústria, o comércio etc, em outro) vai sendo soldada de um lado pela presença, na cidade, do trabalhador assalariado (“boia-fria”) do campo.

( ) A partir do avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias estão ofertando empregos que exigem um alto grau de formação atualizada ao mercado e bons salários.

( ) O desenvolvimento do capitalismo esta tornando cada vez maior a separação do campo e da cidade. A separação que o capitalismo uniu durante a transição feudalismo/capitalismo envolvendo camponeses-servos e artesões.

( ) A cidade revela estas contradições. Ela é, pois, palco e lugar das lutas rurais feitas em áreas urbanas e/ou lutas urbanas que ocorrem em áreas rurais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos entender o que cada afirmativa quer dizer em relação ao processo de industrialização da agricultura e a relação entre o campo e a cidade.

1ª Afirmativa: "A exemplo disto, pode-se observar uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica..."

Essa afirmativa é Verdadeira (V). Ela está de acordo com a ideia de que a separação entre a cidade e o campo está sendo reduzida, principalmente pela presença de trabalhadores do campo na cidade, como os "boias-frias". Esses trabalhadores ilustram a integração econômica e social entre zonas rurais e urbanas.

2ª Afirmativa: "A partir do avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias estão ofertando empregos que exigem um alto grau de formação..."

Essa afirmativa é Falsa (F). Embora o avanço tecnológico e a globalização tenham criado novas oportunidades de emprego, a realidade é que muitos empregos industriais não oferecem altos salários e nem sempre exigem uma alta qualificação. Além disso, o texto não aborda especificamente essa questão, focando mais na unificação entre campo e cidade.

3ª Afirmativa: "O desenvolvimento do capitalismo está tornando cada vez maior a separação do campo e da cidade..."

Essa afirmativa é Falsa (F). Contrariamente ao que é dito, o texto sugere que o capitalismo, juntamente com a industrialização, está unificando o campo e a cidade, não os separando mais, ao contrário do que ocorreu na transição do feudalismo para o capitalismo.

4ª Afirmativa: "A cidade revela estas contradições. Ela é, pois, palco e lugar das lutas rurais feitas em áreas urbanas..."

Essa afirmativa é Verdadeira (V). Ela destaca a ideia de que as lutas sociais e econômicas transcendem as divisões geográficas entre cidade e campo, ilustrando como essas áreas são interdependentes e influenciam uma à outra.

Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V, o que corresponde à alternativa D.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

( V ) A exemplo disto, pode-se observar uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica (agricultura, pecuária e outros, em um; indústria, o comércio etc, em outro) vai sendo soldada de um lado pela presença, na cidade, do trabalhador assalariado (“boia-fria”) do campo.

 

( F ) A partir do avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias estão ofertando empregos que exigem um alto grau de formação atualizada ao mercado e bons salários. ( FALSO ) POIS APESAR DE EXIGIR EM DETERMINADAS ÁREAS ALTO GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO OS SALÁRIOS NÃO SÃO TÃO "ALTOS". 

 

( F ) O desenvolvimento do capitalismo esta tornando cada vez maior a separação do campo e da cidade. A separação que o capitalismo uniu durante a transição feudalismo/capitalismo envolvendo camponeses-servos e artesões. ( FALSO PORQUE HOUVE UM PERÍODO DE MUDANÇA ENTRE ESSES PERÍODOS E NÃO UMA UNIÃO ENTRE AMBOS.

 

( V ) A cidade revela estas contradições. Ela é, pois, palco e lugar das lutas rurais feitas em áreas urbanas e/ou lutas urbanas que ocorrem em áreas rurais.

 

GAB: LETRA D

FONTE: MEUS CONHECIMENTOS + LIVRO DE GEOGRAFIA PROJETO VOAZ

GOSTARIA DE SOLICITAR A PROVA DE PEDAGOGIA DA ESFCEX 2017, TEM TODAS AS AREAS MAS ESTA NAO.

(V) Podemos contextualizar essa primeira com a migração pendular que é quando há um deslocamento diário de pessoas para trabalharem em outra cidade, estado ou país, em busca estudo ou trabalho. Geralmente ocorre em zonas urbanas, mas pode ocorre em zonas rurais. Portanto no campo é feita pelos trabalhadores rurais os boias-frias que com o transporte provido pelo empregador, se deslocam para os locais que eles trabalham todos os dias, lavouras... e voltam para as suas casas apenas de noite.

(F) Nem sempre se tem bons salários, o salário é mediano mas não chegar a ser alto, apesar de exigir alto grau de formação.

(F) Com o texto é possível discernir que com a modernização da agricultura e a união contraditória entre o campo e a cidade é devido ao desenvolvimento do capitalismo, até pelos altos investimentos sobre essas indústrias em modernizar maquinário e tecnologia. E o capitalismo surgiu pela desintegração do feudalismo, e mudando completamente sua estrutura, ou seja, o camponês se transforma em um trabalhador assalariado, retirada do meio de produção desses camponeses e não envolvendo eles nessa transição no sentido de terem ganhos ou benefícios, formação da burguesia (classe burguesa) e o desenvolvimento do comércio. (Aqui podemos fazer um link com a industrialização da agricultura no qual há um investimento mas se espera um retorno, portanto é um tipo de comércio).

(V) De fato quando pensamos em um contexto podemos associar com essencialmente lutas chamadas movimentos sociais do campo que abordam pauta como reforma agrária, melhores condições de vida, trabalho e o combate a não substituição do homem pela máquina. Entre 1940 e 1960: Ligas Camponesas,1980: MST.

Bibliografia: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/movimentos-sociais-campo.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/origem-capitalismo-fim-feudalismo.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/migracao-pendular.htm

https://www.quercus.pt/artigos-agricultura-sustentavel/3116-a-agricultura-industrializada

https://www.vagas.com.br/cargo/engenheiro-agronomo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo