No trecho “prosaicos e sofisticados meios e modos de violênc...

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Q736039 Português

Leia o texto a seguir para responder à questão.

O Mundo Moderno e a Violência


No trecho “prosaicos e sofisticados meios e modos de violência, com os quais se forja e se mutila a modernidade” (linhas 6-7), os termos em destaque podem, sem prejuízo de sentido da frase, ser substituídos, respectivamente, por
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O Mundo Moderno e a Violência
No curso dos tempos modernos, desde o descobrimento e a conquista do Novo Mundo, são muitas, novas e renovadas as formas e as técnicas de violência que entram direta e indiretamente no jogo das forças sociais e na dinâmica das formas de sociabilidade que se desenvolvem com o capitalismo, visto como modo de produção e processo civilizatório.
A história do mundo moderno, desde o descobrimento e a conquista do Novo Mundo, compreendendo também a colonização da África, Ásia e Oceania, é uma história dos mais prosaicos e sofisticados meios e modos de violência, com os quais se forja e se mutila a modernidade. À medida que se desenvolvem a ciência e a técnica, em seus usos crescentemente político-econômicos e socioculturais, desenvolvem-se as formas e as técnicas de violência. À medida que se desenvolvem as forças produtivas e as relações de produção próprias do capitalismo, desenvolvem-se as diversidades e as desigualdades, as formas de alienação, as técnicas de dominação e as lutas pela emancipação. Aprofundam-se, generalizam-se e multiplicam-se as contradições sociais. No mesmo curso das lutas e conquistas polarizadas pela democracia e pela cidadania, desenvolvem-se as técnicas de repressão e as formas de tirania. No mesmo curso das lutas e conquistas pelo Socialismo e Comunismo, desenvolvem-se os experimentos do Fascismo e do Nazismo. São muitas as polarizações e combinações de processos e estruturas político-econômicas e socioculturais com os quais se desenvolve e mutila a modernidade-nação, ou a primeira modernidade, e a modernidade-mundo, ou segunda modernidade.
É difícil, talvez impossível, dizer que um século é mais violento que outro. Uma comparação apressada pode dar essa impressão. Para que se possa avaliar os potenciais e as realizações da violência em cada século, época ou configuração histórica, seria indispensável esclarecer quais as formas de sociabilidade e os jogos de forças sociais que prevalecem em cada caso. Daí a importância de se reconhecer que o colonialismo, o imperialismo e o globalismo, compreendendo sempre nacionalismo e tribalismo, são distintos processos histórico-sociais, com as suas formas de sociabilidade e os seus jogos de forças sociais peculiares.
Ocorre que os jogos das forças sociais e as formas de sociabilidade sintetizam o modo pelo qual a fábrica da sociedade, ou a máquina do mundo, produz e reproduz o progresso e o retrocesso, a evolução e a decadência, o florescimento e a distorção, a alienação e a mutilação. Nesse sentido é que é válido reconhecer que cada século, época ou configuração histórico-social se caracteriza por formas e técnicas de violência enraizadas e jogos de forças sociais e tramas de sociabilidade.

Gabarito: Letra C

Segundo o dicionário Houaiss:

Forja

- substantivo feminino
 
1) oficina, estabelecimento onde se fundem e se modelam metais, esp. ferro, e se produzem objetos metálicos; fundição, ferraria, frágua
 
2) conjunto dos instrumentos de trabalho do ferreiro: fornalha, bigorna, fole, malho etc.
 
3) Regionalismo: Brasil.
armadilha para capturar caça graúda; forje, fossa

 Mutila
- substantivo feminino
 
1) ato ou efeito de mutilar(-se); corte
 
2) amputação de alguma parte do corpo
 
3) Derivação: sentido figurado, por analogia.
ruína ou descaracterização de monumento; deterioração
 
4) Derivação: sentido figurado, por extensão de sentido.
supressão ou corte em obra literária
Ex.: suspendeu a publicação do artigo por não concordar com a m. nele efetuada.

Espero ter ajudado. Bons estudos !!!
 

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