A respeito do osso alveolar, constata-se que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q736055 Odontologia
A respeito do osso alveolar, constata-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão sobre o osso alveolar, é importante entender que essa estrutura faz parte dos maxilares, sustentando os dentes. O conhecimento necessário envolve a anatomia e a fisiologia do osso alveolar, incluindo sua composição e características específicas.

Alternativa correta: C - As trabéculas do osso esponjoso apresentam arquitetura e tamanhos determinados geneticamente. Isso significa que a estrutura interna do osso esponjoso, que é composta por trabéculas (pequenas “barras” ou “pranchas” ósseas), é influenciada pelo código genético do indivíduo. Essa característica é importante para a adaptação do osso às suas funções biomecânicas. Por isso, a alternativa C é correta.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - O osso do processo alveolar mandibular é mais espesso na lingual dos molares. Essa afirmação está incorreta porque, na maioria dos casos, a espessura do osso alveolar na região lingual dos molares da mandíbula é menor em comparação com a região vestibular. Isso se deve à necessidade de acomodação do tecido muscular e das inserções dos músculos da língua.

B - A reabsorção do osso está sempre associada aos osteoclastos, que são células de tamanho pequeno, porém especializadas em destruir matriz mineralizada. Esta alternativa está parcialmente correta ao envolver os osteoclastos na reabsorção óssea, mas os osteoclastos são na verdade células grandes, multinucleadas, especializadas na reabsorção do tecido ósseo, e não são de tamanho pequeno. Portanto, a descrição do tamanho das células é imprecisa.

D - O osso do processo alveolar da maxila é mais espesso por vestibular do que por palatino. Esta afirmação é incorreta, pois na maxila, o osso vestibular tende a ser mais fino comparado ao palatino, especialmente em áreas onde a espessura influencia a estabilidade e a estética das próteses dentárias.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer por que a alternativa C é a correta e os motivos pelos quais as outras alternativas não são válidas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, pois as trabéculas do osso esponjoso apresentam arquitetura e tamanhos determinados geneticamente. O osso alveolar é o osso que suporta os dentes na mandíbula e na maxila. O osso alveolar é constituído por duas camadas: o osso compacto e o osso esponjoso. As trabéculas do osso esponjoso apresentam uma arquitetura tridimensional determinada geneticamente, ou seja, o arranjo das trabéculas é específico para uma determinada área e indivíduo. Por isso, a alternativa C é a resposta correta. As demais alternativas estão incorretas, pois o osso do processo alveolar mandibular é mais espesso por vestibular do que por lingual dos molares (alternativa A); a reabsorção do osso está sempre associada aos osteoclastos, que são células grandes e especializadas em destruir matriz mineralizada (alternativa B); e o osso do processo alveolar da maxila é mais espesso por palatino do que por vestibular (alternativa D).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo