Observe a imagem a seguir.Comício queremista no Largo da Car...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649745 História

Observe a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Comício queremista no Largo da Carioca, 1945. Rio de Janeiro, CPDOC.

O Queremismo foi um movimento surgido em maio de 1945 que visava defender a continuidade do presidente Getúlio Vargas no poder. Sendo assim, é correto afirmar que o Queremismo resultou

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, começou internamente a surgir um movimento pouco ruidoso, mas eficaz no sentido de questionar as bases do regime Vargas, inicialmente entre as elites econômicas e pensantes. Com a movimentação das forças polícias contrárias à Getúlio, a burocracia getulista iniciou um movimento nas ruas, pedindo a continuidade de Vargas no poder. Esse movimento ficou conhecido como “Queremismo" e foi amplamente apoiado pela máquina de propaganda e de mobilização do Estado Novo. Os queremistas reivindicavam o adiamento das eleições presidenciais e a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte. Caso as eleições fossem mesmo confirmadas, queriam o lançamento da candidatura de Vargas.

   Em outubro de 1945, a tentativa de Vargas de substituir o chefe da Polícia do Distrito Federal, por seu irmão, Benjamin Vargas, foi visto por seus opositores como um golpe para se manter no poder. Em resposta, o alto comando do Exército depôs Vargas da presidência, que foi entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.


  A resposta correra é a letra E. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 E

na crescente desconfiança de alguns políticos e chefes militares de que Getúlio Vargas estava preparando um golpe para permanecer no poder, o que levou à sua deposição. 

Apoiado maçicamente por trabalhadores urbanos, o queremismo defendia a remarcação das eleições presidenciais e a organização de uma Assembleia Nacional Constituinte. Dessa forma, esperava-se que a nova carta magna do país incorporasse o privilégio de Getúlio Vargas disputar as eleições como candidato à presidência. Se isso não fosse possível, defendiam que algum outro artifício autorizasse Vargas a concorrer ao posto presidencial.

Seguindo as orientações soviéticas, o recém legalizado Partido Comunista Brasileiro apoiou a manutenção de Vargas no governo, já que o mesmo havia combatido o fascismo italiano. Nesse mesmo tempo, outras capitais brasileiras engrossaram as fileiras do queremismo através de manifestações públicas. No mês de julho, uma grande manifestação queremista agitou a capital quando os pracinhas da Segunda Guerra Mundial retornaram para o país.

Nos meses seguintes, talvez animado com essas e outras manifestações, Getúlio Vargas saía na sacada do palácio presidencial para saudar os seus aliados. No mês de outubro, tentou colocar seu irmão Benjamin Vargas no posto de chefe de Polícia do Distrito Federal. O ato foi prontamente interpretado como uma ação que possivelmente arquitetava sua permanência no poder. Dessa forma, no dia 29 de outubro, Góes Monteiro, ministro da Guerra, realizou a deposição de Vargas da presidência.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/queremismo.htm

Getúlio Vargas foi obrigado a renunciar ao poder em outubro de 1945 por militares perplexos pela força do queremismo (movimento popular financiado pelo governo varguista que exigia a manutenção de Vargas na presidência) e pela adesão de Prestes e dos comunistas às forças aliadas de Getúlio;

 

PDF estratégia.

No início de outubro de 1945, uma grande manifestação queremista foi vetada pelo chefe de polícia do Distrito Federal, o que levou Vargas a substituí-lo pelo seu irmão, Benjamin Vargas. Diante disso, o ministro da Guerra, general Góis Monteiro, resolveu agir com outros militares, que pressionaram Vargas a abandonar o poder, em 29 de outubro. Coube ao presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, ocupar o cargo até passar o poder para presidente-eleito em dezembro do mesmo ano.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo