Um equino apresentava dor abdominal intensa, temperatura ret...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta. O equino está apresentando um quadro de enterite anterior e deve ser mantido em tratamento clínico.
Vamos entender o porquê. A enterite anterior, também conhecida como duodenite-proximal jejunite, é uma inflamação do intestino delgado superior. Os sinais clínicos mencionados na questão, como dor abdominal intensa, hiperemia de mucosas, e principalmente o refluxo gástrico significativo com pH alcalino (8,0), são compatíveis com este diagnóstico. O fato de o animal ter apresentado alívio da dor após a sondagem e a retirada de líquido gástrico apoia ainda mais essa condição, já que a descompressão gástrica costuma aliviar o desconforto.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - A descrição de uma obstrução intraluminal do íleo não se encaixa perfeitamente, pois esse tipo de obstrução geralmente não apresenta um refluxo tão significativo e contínuo como o descrito. Além disso, a resposta à sondagem seria menor.
C - Uma obstrução estrangulada do intestino delgado é uma condição grave que requer intervenção cirúrgica imediata. No entanto, a melhora dos sinais após a sondagem não é típica desse quadro, onde não há alívio significativo da dor sem cirurgia.
D - Novamente, uma obstrução intraluminal do íleo que indica necessidade de celiotomia exploratória não coincide com os sinais de alívio da dor após a descompressão gástrica. O alívio da dor sugere tratar-se de um quadro onde o tratamento clínico é mais indicado, como na enterite anterior.
Compreender as nuances dos sinais clínicos e correlacioná-los com as condições mais prováveis é essencial para acertar a questão. A enterite anterior é uma condição tratável clinicamente e os sinais descritos são um indicativo claro desse problema.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo