Observe a charge a seguir: É correto a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649749 História

Observe a charge a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

É correto afirmar que a charge acima faz referência

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A regência una do Padre Diogo Feijó está inserida dentro do período conhecido como “avanço liberal". Este período significou um conjunto de medidas liberalizantes, com seus limites impostos pelas circunstâncias específicas de um país escravista, de herança monárquica, que fora cimentada pela transmigração da Corte e pela força das instituições monárquicas sedimentadas com a interiorização da metrópole. 

  As medidas tomadas pelos liberais tinham o duplo objetivo de estabelecer um regime mais liberal, “democrático" e descentralizado, e conter os grupos portugueses e exaltados que, ora unidos, ora separados, conspiravam para radicalizar os pêndulos para o conservadorismo do retorno do imperador ou para a radicalização do liberalismo rumo àquilo que os moderados consideravam a desordem. 

 A resposta correta é a letra B. 



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B

Com o Ato Adicional de 1834, a organização do Estado Imperial durante a menoridade de Pedro de Alcântara passaria a ser administrada por uma Regência Una, cujas eleições ocorreriam a cada quatro anos.

O primeiro regente foi o padre Diogo Antônio Feijó (1784-1843), que começou sua carreira política na década de 1820, ganhando notoriedade com a criação da Guarda Nacional durante a Regência Trina, em 1832. Criou polêmica ainda ao defender o fim do celibato do clero como forma de regenerar a conduta dos padres que viviam em concubinato.

No aspecto político, sua regência ficou marcada pela autonomia conseguida pelas províncias. Também foi sob sua administração que os dois principais grupos políticos do período imperial se formaram.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

Qual é o erro da letra D?

Creio que o erro da letra D seja que a Regência Una foi instaurada substituindo a Regência Trina permanente e não a Provisória

1° ocorre a Provisória, depois a Permanente , depois a Una

CORRIJAM-ME SE EU ESTIVER ERRADO

O erro da D é que a Regência Una substituiu a Trina Permanente, não a Trina Provisória.

 

Gabarito: B

Inicialmente foi formada uma Regência Trina Provisória, que governou o país até o momento em que a Assembleia Geral se reuniu para eleger uma nova tríade de representantes do Executivo – a Regência Trina Permanente.

Em 12 de agosto de 1834 foi aprovado o Ato Adicional, que introduzia certas mudanças na Constituição aprovada dez anos antes. Um dos seus pontos foi a adoção do modelo de regência una, sendo estabelecido mandato de quatro anos para o cargo de regente. Por apresentar tais características, para muitos historiadores acreditam que ela representou uma “experiência republicana” vivenciada durante o Império. 

1 - Provisória

2 - Permanente

3 - Ato Adicional com a Regência Una.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo