Um potro macho de 07 dias de vida, apresentando desde o nasc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172730 Veterinária
Um potro macho de 07 dias de vida, apresentando desde o nascimento um aumento de volume com gotejamento de um líquido claro na região umbilical, foi atendido por um médico veterinário que, ao exame, obteve os seguintes parâmetros: temperatura retal de 39,8ºC, letargia, apetite reduzido, aumento de volume bilateral nas articulações metacarpo-falângicas com claudicação grau 3 (escala 1-5) nos membros torácicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o diagnóstico e o(s) tratamento(s) indicado(s):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a correta.

Vamos entender o contexto apresentado na questão. O potro de 07 dias de vida apresenta sintomas compatíveis com infecção umbilical, também conhecida como onfaloflebite, mas o diagnóstico mais adequado aqui é a persistência de úraco. Este problema ocorre quando o úraco, um canal que conecta a bexiga do feto ao umbigo, não se fecha adequadamente após o nascimento, causando um gotejamento de urina pelo umbigo.

Alternativa B: Essa opção descreve corretamente o quadro de persistência de úraco, indicando que o tratamento adequado envolve correção cirúrgica para fechar o úraco, além de lavagem articular e terapia antimicrobiana para tratar a infecção secundária e prevenir complicações articulares.

Vamos agora entender as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas:

A - A alternativa menciona onfaloflebite, que se refere a uma infecção no umbigo, mas o tratamento citado, que inclui infiltração articular com amicacina, não é o mais indicado para o quadro de persistência de úraco.

C - Embora a onfaloflebite envolva correção cirúrgica e terapia antimicrobiana, o diagnóstico correto aqui é persistência de úraco, tornando essa opção inadequada.

D - Cita uma hérnia umbilical encarcerada, que é um problema diferente. Aqui o potro apresenta um gotejamento claro pela região umbilical, o que é mais característico da persistência de úraco, não de uma hérnia umbilical.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e as opções de tratamento envolvidas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo