Endocardite é uma das complicações mais devastadoras das doe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753584 Medicina

Endocardite é uma das complicações mais devastadoras das doenças cardíacas orovalvares. Nessa doença pode se afirmar que:

I) Endocardite da válvula nativa refere se a endocardite infecciosa da valva nativa do próprio paciente. A lesão inicia se em trauma no endocárdio, alteração na superfície do endocárdio, deposição de fibrina e plaquetas e subsequente crescimento bacteriano nesse local.

II) Endocardite em prótese valvar é o processo infeccioso acometendo uma prótese valvar cardíaca já implantada.

III) Endocardite de prótese valvar identificada nos primeiros 6 meses de pós-operatório é denominada endocardite precoce e após 6 meses de operação é denominada de tardia.

IV) Endocardite em valva nativa acomete mais a valva mitral e endocardite de prótese valvar acomete mais a valva aórtica.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A endocardite é uma complicação grave e potencialmente fatal das doenças cardíacas e pode ocorrer em válvulas nativas ou próteses valvares. A afirmativa I está correta, pois descreve corretamente o processo de como a endocardite pode se desenvolver na válvula nativa. A afirmativa II também é verdadeira, pois a endocardite em prótese valvar é uma complicação comum após a cirurgia de substituição da válvula cardíaca. A afirmativa III é parcialmente verdadeira, pois a endocardite precoce em prótese valvar é definida até 60 dias após a intervenção cirúrgica, enquanto a tardia é definida após 60 dias. A afirmativa IV é verdadeira, pois a endocardite em valva nativa ocorre com maior frequência na valva mitral, enquanto a endocardite em prótese valvar ocorre com mais frequência na valva aórtica. Portanto, a resposta correta é a alternativa D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo