O administrador público que pratica determinado ato adminis...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
a) INCORRETO: O princípio da motivação relaciona-se com o princípio da publicidade, determinando que os atos administrativos devem, em regra, ser motivados, para que seja possível realizar o controle dos atos oriundos da Administração Pública.
b) CORRETO. O princípio da impessoalidade proíbe que haja discriminação entre os destinatários dos atos oriundos do Estado. Não pode haver, portanto, promoção pessoal.
C) INCORRETO. O princípio da autotutela é o poder que o Estado tem de controlar os seus próprios atos, tendo a discricionariedade de retirá-los do mundo jurídico quando os considerarem inconvenientes ou ilegais. É, em suma, o controle interno que o Poder Público tem de seus próprios atos.
d) INCORRETO. O princípio da publicidade é o dever que o Estado tem de tornar públicos todos os atos administrativos, desde que não prejudique o interesse público e por razões de segurança nacional.
e) INCORRETO. O princípio da indisponibilidade é um dos princípios basilares do Direito Administrativo, o qual determina que o Poder Público não pode se dispor do interesse público, pois é o povo o titular do interesse público e não o Estado.
Gabarito do professor: letra B.
Bibliografia:
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo o princípio da impessoalidade se utilizar do poder público para beneficiar uma pessoa ou determinado grupo fere o mesmo .
Impessoalidade: O administrador público tem que tomar atitude voltada ao interesse público, e não ao interesse privado.
#SEGUEOPLANO
Obrigado pelas respostas campeões!
gab: B
O princípio da indisponibilidade consiste na garantia que os bens públicos serão utilizados em prol da coletividade. Não podendo ser disponibilizados pela Administração e seus Agentes, cabendo a este apenas gerir, conservar e zelar pelos bens públicos.
O Princípio da Publicidade é um dos princípios da Administração Pública e tem como finalidade mostrar que o Poder Público deve agir com a maior transparência possível, para que a população tenha o conhecimento de todas as suas atuações e decisões.
De acordo com o princípio da autotutela, a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos.
Princípio da motivação: É considerado, entre os demais princípios, um dos mais importantes, uma vez que sem a motivação não há o devido processo legal, pois a fundamentação surge como meio interpretativo da decisão que levou à prática do ato impugnado, sendo verdadeiro meio de viabilização do controle da legalidade dos atos da Administração.
O agente deixou de vislumbrar a impessoalidade do ato, ou seja, o Estado deve agir de forma impessoal perante a terceiros, sem poder beneficiar nem prejudicar pessoas específicas onde não seja o interesse da coletividade;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo