De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Soldado |
Q1121511 Português
Segurança
          O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.
       Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. [...]
        Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. [...]

Luis Fernando Veríssimo
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Lógico que é uma crítica, no fim os moradores se tornaram reféns deles mesmos. Triste realidade.

Não tenha dúvida que existe uma crítica,mas com certeza ela não é contra o serviços de segurança oferecidos pelo condomínio. Questão passível de anulação.

a) O texto discorre sobre um condomínio que ainda sofre uma série de assaltos por não haver um trabalho eficiente na segurança.

INCORRETA. É nítido, durante a leitura, que o trabalho de segurança é eficiente, gente. Os assaltos seguem acontecendo, mesmo havendo um forte esquema de segurança e este é o ponto destacado pelo autor: para que haja finalmente a da "total segurança", as pessoas se tornaram verdadeiros prisioneiros dentro de suas casas.

b) Dois assaltantes entraram no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário e remitiram seus bens.

INCORRETA. A palavra "remitir" significa "devolver", "restituir".

c) Infere-se do texto que há uma relevante crítica às prestações de serviço de segurança oferecidas em condomínios.

INCORRETA. Dada como gabarito, não vejo possibilidade de ser considerada correta. O texto não tece crítica às prestações de serviços de segurança oferecidas em condomínios, mas sim à privação de liberdade que passou a ocorrer em nome da "total segurança". Esse ponto é nítido no último parágrafo e clímax do texto: "E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. […]"

Assim, esta letra não pode ser considerada como gabarito adequado para a questão.

d) No portão mais ínfero, existiam muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV.

INCORRETA. O texto fala: "Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV."

Ao usar a palavra "ínfero" ( que significa inferior), há mudança da informação dada pelo texto.

e) Os assaltos continuaram no condomínio porque a segurança apresentou um serviço falho e exímio.

INCORRETA. As palavras "falho" e "exímio" têm sentidos opostos, gente. Exímio significa "excelente, perfeito".

Os assaltos continuaram a ocorrer pela insegurança natural que existe em nossa sociedade. O texto apresenta os serviços de segurança como prestados com excelência, mas, mesmo assim, incapazes de evitar os assaltos em sua totalidade até que fosse tomada a medida drástica apresentada no último parágrafo.

 

Considerando isso, vocês podem fundamentar o recurso com a finalidade de ANULAR a questão por ausência de gabarito adequado.

Obs: Apenas copiei este comentário em outra fonte e colei aqui.

Questão completamente incoerente com o texto!

Questão absurdamente passível de anulação. Relação de coerência da assertiva com o texto simplesmente não existe.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo