Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857523 História

     Apesar dos conflitos políticos e sociais que sacudiam a República desde a sua implantação, as várias facções oligárquicas, a partir de suas bases políticas estaduais, mantinham o controle do Estado brasileiro. Os partidos regionais mais fortes, por elas controlados, eram o eixo do poder político da Primeira República. Entretanto, desde a década de 10 do século XX, sobretudo entre militares, intelectuais e membros das classes médias das capitais, crescia a insatisfação com esse modelo de política.


Marcos Napolitano. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016, p. 71-2 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue o item seguinte.

A vitória eleitoral de Getúlio Vargas, em 1930, pôs fim à República Velha, inaugurando uma nova fase da história política brasileira, rigorosamente oposta ao que se praticava até então.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O movimento de 1930, liderado primordialmente por oligarcas do Rio Grande do Sul e da Paraíba e, com a aprovação tardia de fazendeiros de Minas Gerais, deu fim à Primeira República, o que se concretiza com a renúncia do presidente Washington Luís.

Há debates acerca do caráter do movimento. Historiadores como Boris Fausto defendem a ideia de que, apesar de se apresentar como uma Revolução e ter ficado na história como “Revolução de 1930", o movimento levou, primordialmente, a um remanejamento de grupos sociais hegemônicos no que se refere ao controle da esfera federal do Estado brasileiro.

Não há, portanto, mudanças estruturais abruptas que corroborem a ideia de uma revolução. No entanto, há fatos que são irrefutáveis e , acerca dos quais não há controvérsias. Quem assume o poder, em 1930 , é Getúlio Vargas não como presidente eleito mas como um dos lideres do movimento que levou à renúncia do presidente. Em tese Vargas deveria permanecer no poder em um primeiro momento e, assim que a ordem fosse restabelecida deveria organizar uma assembleia constituinte e as eleições. Isso só acontece entre 1933 e 1934. Até lá Vargas é “ presidente provisório".

A afirmativa apresentada está incorreta. Há necessidade do estudo de História do Brasil para que seja possível responder a questão mas, o período em pauta faz parte do currículo de História da escola base. Portanto, obras – de qualidade - voltadas para os Ensinos Fundamental e Médio tratam do tema de forma adequada. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não houve vitória eleitoral como diz a questão, houve um golpe que o colocou no governo provisório a partir de 1930. Já o restante da questão está correta!

"...inaugurando uma nova fase da história política brasileira, rigorosamente oposta ao que se praticava até então."

Essa parte também esta errrada. 

A afirmação está toda errada, as práticas da república velha ainda perduraram no governo de Vargas.

A vitória eleitoral de Getúlio Vargas GETULIO FOI COLOCADO NO PODER E NÃO ELEITO. PERIODO CHAMDO DE GOVERNO PROVISORIO  , em 1930, pôs fim à República Velha, inaugurando uma nova fase da história política brasileira, rigorosamente oposta ao que se praticava até então.

o único erro da questão que na verdade é uma pegadinha da banca é afirmar que foi eleito, ao contrario, ele foi "colocado" 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo