Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857524 História

     Apesar dos conflitos políticos e sociais que sacudiam a República desde a sua implantação, as várias facções oligárquicas, a partir de suas bases políticas estaduais, mantinham o controle do Estado brasileiro. Os partidos regionais mais fortes, por elas controlados, eram o eixo do poder político da Primeira República. Entretanto, desde a década de 10 do século XX, sobretudo entre militares, intelectuais e membros das classes médias das capitais, crescia a insatisfação com esse modelo de política.


Marcos Napolitano. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016, p. 71-2 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue o item seguinte.

O caráter essencialmente oligárquico da Primeira República, também denominada República Velha, deve-se ao domínio político das elites regionais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a primeira República julgamos o item.

O debate entre a centralização do poder, defendida pelo Exército responsável pela Proclamação da República e a descentralização defendida pelas elites agrário exportadoras foi a grande questão da República recém-proclamada. O sistema político da época era dominado pelos partidos republicanos estaduais e prevaleceu o interesse da oligarquia agrária com destaque aos produtores de café de São Paulo e pecuaristas de Minas Gerais. 

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: Correta.

 

A primeira república era sustentada pelos Coronéis e pelas elites regionais, com o apoio da nomeação de Interventores Estaduais.

Era basicamente uma política de troca de favores. O coronel mais poderoso em cada município ou região estabelecia alianças com coronéis de outros municípios ou regiões para eleger o governador do estado. Depois de eleito o governador retribuía o apoio deles recebido. Essas práticas tendiam que o poder político permanecesse nas mãos de um mesmo grupo em sucessivas eleições, ou seja, ao final de cada mandato, cada governador passava o poder para parentes ou correligionário. O coronelismo desempenhava importante papel costurando o fio das alianças na base da troca de favores, da dependência política pessoal e da corrupção.

República Oligárquica e República da Espada.

elites regionais. : São Paulo ( café ) e Minas Gerais ( leite )

OLIGARQUIA - GOVERNO DE POUCOS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo