O Teste de antiglobulina direto (TAD), é um método simples q...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
TAD também é chamado de Coombs Direto (CD), “é considerado um método simples para detectar a sensibilização in vivo de hemácias com IgG e/ou componentes do complemento, de acordo com o soro de antiglobulina humana utilizado (Figura 1). Pode ser realizado pela técnica em tubo ou gel-teste. O método em tubo é realizado após a adição de hemácias a serem testadas, previamente lavadas com solução fisiológica por 3 vezes a 0,9%, e a adição do reagente de antiglobulina humana. A lavagem das hemácias é uma etapa fundamental, pois tem a finalidade principal de remoção de globulinas humanas e evitar a neutralização do soro de Coombs." [1]
Figura 1. Representação esquemática do teste de Coombs direto.
Fonte: <https://revistas.ufg.br/REF/article/download/33656...>. Acesso em: 08/03/2023.
As condições clínicas para um TAD positivo podem ser:
2. Reação transfusional hemolítica: Geralmente demonstra a presença de IgG ou C3d, ou ambos, dependendo da natureza e especificidade do anticorpo do receptor, principalmente após pacientes terem sido submetidos a transfusão de sangue com fenótipo incompatível.
3. Anemia hemolítica autoimune (AHAI) e induzida por drogas: Pacientes com anemia hemolítica autoimune por anticorpos quentes podem apresentar hemácias sensibilizadas por IgG e/ou componentes do complemento. É sabido ainda que certos fármacos como a metildopa podem desencadear reações positivas nos testes de TAD." [1]
Vamos à análise das alternativas.
CORRETO. Como visto no breve resumo na introdução do comentário da questão, a reação transfusional hemolítica é uma das condições clínicas para um TAD positivo.
B) No caso de uso de medicamentos, o anticorpo IgM e complemento podem ser detectados na membrana da hemácia quando o medicamento participa da reação.
INCORRETO. TAD positivo pode ocorrer em casos de medicamentos tais como penicilinas e cefalosporinas, onde, onde o anticorpo IgG e complemento podem ser detectados na membrana da hemácia quando esses fármacos participam da reação. Este é o caso chamado de anticorpos “drogas dependentes".
Um outro caso em que se tem TAD positivo por medicamentos é o de anticorpos “drogas independentes", em que medicamentos, tais como metildopa e fludarabine, induzem à formação de um anticorpo indistinguível dos autoanticorpos encontrados nas AHAI; não sendo necessária a adição da droga “in vitro" para a detecção do anticorpo. [2]
C) No caso da anemia hemolítica autoimune (AHAI), autoanticorpos IgM e complemento ligam-se às hemácias na circulação periférica e podem ser eluídas em áreas mais aquecidas.
CORRETO. Como visto no breve resumo na introdução do comentário da questão, a anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma das condições clínicas para um TAD positivo.
D) No caso de uso de medicamentos, o IFA induz à formação de um anticorpo indistinguível dos autoanticorpos entrados nas AHAIs.
CORRETO. Este é o caso de TAD positivo por “drogas independentes", como explicado na letra B.
E) Na Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), aloanticorpos maternos (IgG) atravessam placenta e reagem com hemácias fetais.
CORRETO. Como visto no breve resumo na introdução do comentário da questão, a Doença hemolítica do recém-nascido e do feto é uma das condições clínicas para um TAD positivo. Também chamada de Doença hemolítica perinatal (DHPN) e, anteriormente, de Eritroblastose Fetal, ocorre quando aloanticorpos maternos (IgG) atravessam placenta e reagem com hemácias fetais.
REFERÊNCIAS
[1] VIZZON, AG; SILVA, FRM. Teste Da Antiglobulina Humana: Uma Revisão De Literatura. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/REF/article/download/33656...>. Acesso em: 08/03/2023.
[2] BRASIL. Imuno‑hematologia laboratorial. Ministério da Saúde. Brasília-DF, 2014. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/imuno_h...>. Acesso em: 08/03/2023.
GABARITO DO PROFESSOR: B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo